JESS – Portal da Notícia – Edição 2.271 – sindesp.org.br
O Administrador é o profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição. Ele é responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. É função do profissional ainda desenvolver estratégias de mercado em nível de concorrência. A profissão pode ser exercida em diferentes formas de atuação como, por exemplo, profissional liberal, perito judicial e assessor ou consultor.
Na prática é um profissional apto para resolver questões logísticas, de marketing e de sistemas de informação, além de abordagens em grupo que exige um apurado senso de liderança. Entre as habilidades de um Administrador é possível destacar o dinamismo, criatividade, capacidade de trabalhar em grupo objetivando superar adversidades encontradas em empresas privadas ou instituições públicas. No Brasil a atividade de um profissional da Administração é regulamentada pela Lei N° 4.769 de 1965 que exige a prerrogativa do bacharelado e de registro junto ao conselho.
Curso de Administração na UECE
O Curso de Administração da UECE comemorou em 15 de junho, 59 anos de existência. Mas antigo que a própria Universidade. Foi fundado em 1.957, inspirado na Escola de Administração do Estado de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O curso era, inicialmente privado. Dois anos depois foi encampado pelo Governo do Estado. Em 1.960, obteve autorização federal de funcionamento e, no ano seguinte, foi criada a primeira turma de Administração Pública como Escola de Administração do Ceará (EAC), sendo ela, posteriormente, agregada a Universidade Federal do Ceará. Em 1964 foi implantada a primeira turma de Administração de Empresas. O Curso de Administração Pública foi reconhecido em 1.965 e o de Administração de Empresas em 1.968. Em 1.975, ano de fundação da Universidade Estadual do Ceará, a EAC foi incorporada à nova instituição. Atualmente conta com a Habilitação em Administração Hospitalar, Mestrado Acadêmico em Administração, Bacharelado em Administração Pública a Distância, integrado ao Programa de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Doutorado em Administração.