JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.294 –SINDESP.ORG.BR
Bandeira é mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.
A bandeira brasileira foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889 passando a ser comemorada somente após movimento encabeçado pelo Exército Brasileiro, que, a partir de um golpe, destituiu o gabinete ministerial e obrigou a família real a sair do Brasil. Exército Brasileiro estava insatisfeito com a monarquia desde o final da Guerra do Paraguai. Os militares não se consideravam valorizados o suficiente por essa forma de governo e exigiam, por exemplo, melhorias no sistema de promoção de cargos. Havia também insatisfações com algumas medidas, como proibir militares de manifestarem opiniões políticas. Essa insatisfação levou o Exército a conspirar contra a monarquia. Na semana do golpe que destituiu D. Pedro II, o marechal Deodoro da Fonseca foi convencido por pessoas próximas a aderir ao movimento contra o imperador. Cores oficiais da bandeira brasileira: O Branco significa o desejo pela paz; O Azul simboliza o céu e os rios brasileiros; O Amarelo simboliza as riquezas do país; O Verde simboliza as matas (a rica floresta brasileira), esfera com lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca. A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Os outros três símbolos são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.
.
HINO À BANDEIRA
Salve lindo pendão da esperança! – Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança. A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil. Querido símbolo da terra. Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas. Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas. E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra. Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever
E o Brasil por seus filhos amado poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira. Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira Pavilhão da justiça e do amor! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil!