SINDESP

1º DE JUNHO: DIA DA IMPRENSA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.435-SINDESP.ORG.BR             

O Dia da Imprensa foi comemorado no Brasil em 1º de junho, mesma data em que o Correio Brasiliense começou a circular. Até 1999 a comemoração era feita em 10 de setembro, em alusão à circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, de 1808. A imprensa é chamada de “O quarto poder”, devido à sua grande influência, somada ao Executivo, Legislativo e Judiciário, pilares de um Estado de Direito. Sua função é de fiscalizar os governos e sociedades, a fim de evitar crimes, abuso de autoridade, opressão, ditaduras. Essa missão só pode ser exercida com isenção quando a mídia tem total liberdade de expressão. O jornalismo tem obrigação de combater às desigualdades sociais e a toda sorte de crimes, sejam ambientais, políticos, criminais, legislativos, etc. Para isso precisa de total liberdade de expressão, direito de manter suas fontes no anonimato e obrigações éticas e morais. A democracia depende da liberdade da imprensa.  Por conta de sua atuação, o papel da imprensa tem sido questionado, combatido, massacrado e anulado. A profissão de jornalista é a segunda mais perigosa. A primeira é policial. O repórter está sempre na linha de combate, na busca pelo furo de reportagem, investigando a sociedade e, principalmente, aos poderes estabelecidos. Para o equilíbrio das forças é necessário a democratização dos meios de comunicação e fortalecimento dos meios alternativos e da comunicação comunitária.

No Brasil, infelizmente, a maioria dos veículos de comunicação está sob controle de algumas famílias, privilegiadas, as mesmas que concentram o poder econômico e político. As narrativas refletem apenas alguns aspectos das notícias, em detrimento da diversidade e pluralidade de fontes e interesses. O advento da internet trouxe a esperança de novo panorama, em que a produção e veiculação de notícias passariam do domínio de poucos para as mãos de toda a população. Por um lado, o cidadão passou a ter uma ferramenta de extrema importância e intervenção no discurso. Os usos dessa tecnologia, entretanto, tem demonstrado outras facetas, principalmente como disseminadora de informações não confirmadas. Sob o argumento de liberdade de expressão, muitos grupos têm disseminado ódio, intolerância de todo tipo e FAKE NEWS. Para combater esse o mau jornalismo, os mentirosos e os intolerantes, a imprensa séria não pode descansar um minuto. Seu papel ético e de manutenção da democracia, dos direitos humanos e das liberdades são cada vez mais necessários. Sem liberdade de expressão, sem ética e profissionalismo nenhum direito humano se mantém de pé.

RÁDIO –  É o meio de comunicação de massa com maior alcance de audiência no mundo, sendo um dos principais modos de acesso à informação. Tem passado por adaptações, tanto no seu formato de transmissão quanto na sua linguagem. Com isso, as emissoras de rádio têm buscado se adequar, acompanhando a tecnologia e fazendo-o ser não mais apenas sonoro. Em qualquer lugar, o som que, antes, já tinha a mágica de romper fronteiras, agora, está ainda mais forte.

O rádio virou imagem, foi para internet, se reinventou. No tocante à audiência, o público também tem mudado suas formas de consumir mídia.

TELEVISÃO: UM MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Ao referirmo-nos aos meios de comunicação de massa, é importante saber que estamos tratando daquelas formas mais populares de divulgação das informações. A televisão, em especial, tornou-se um meio de comunicação de massa a partir do momento que o domínio da nova tecnologia possibilitou à maioria das pessoas acesso aos aparelhos de TV. A televisão é uma destas formas de transmissão que atinge grande parte dos lares brasileiros, divulgando uma série de informações, ideologicamente, determinadas por seus programadores e/ou patrocinadores. A mídia televisiva diversifica suas programações, objetivando adquirir sempre maior público.
A semana de comemoração do dia da imprensa foi amplamente, comemorada com importantes reportagens, em especial, de interesse coletivo (precatórios já). O JESS-PORTAL DA NOTÍCIA acaba de registrar 4.460 notícias. Você nobre filiado faz parte da nossa comunicação social. Parabéns e muito obrigado

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DIREITO À INFORMAÇÃO SÃO DOIS PRINCÍPIOS DO EXERCÍCIO DE IMPRENSA QUE A FAZEM GUARDIÃ E DEFENSORA DA DEMOCRACIA.