JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.695.96.97 –SINDESP.ORG.BR
SÉRIE DE REPORTAGENS
GOLPE DA PIRÂMIDE OU PROGRAMA DE AJUDA MÚTUA – É recebido um e-mail ou uma lista contendo quantidade variável de nomes de pessoas com suas respectivas contas bancárias. Quem aderir ao Programa deverá depositar uma quantia na conta dessas pessoas. Ao participar da Pirâmide, o nome do indivíduo passa pelas demais posições e receberá depósitos de outros participantes. No entanto, ninguém deposita nada em sua conta e a vítima fica com o prejuízo.
FIQUE ATENTO: AS PIRÂMIDES CONSTITUEM CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR PREVISTO NO ART 2º, IX DA LEI Nr 1.521/51:X – “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos.”
GOLPE DA AÇÃO JUDICIAL – A vítima é contatada, via telefone e por correio (falso informativo), por um cidadão que se apresenta como advogado, representante jurídico dos inativos e pensionistas, o qual informa sobre o ganho de uma ação judicial coletiva. O meliante solicita que a pessoa ligue para um telefone e informe-se (com um outro fraudador) sobre o número da conta em que deverá ser efetuado o pagamento referente às custas processuais.
FIQUE ATENTO: POR MAIS ANIMADORA QUE SEJA A NOTÍCIA DE RECEBER UMA RAZOÁVEL QUANTIA EM DINHEIRO, NÃO SE DEIXE ENGANAR. A PRÁTICA JUDICIAL NÃO PREVÊ LIGAÇÕES PARA COMUNICAR ÊXITO EM AÇÕES NA JUSTIÇA. GOLPE COM A CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE – O golpe é aplicado utilizando-se a cópia da carteira de identidade.12 Na maioria das instituições ou estabelecimentos comerciais que concedem crédito faz-se necessária a apresentação da cópia de vários documentos como. Assim, em algum momento, por descuido do funcionário ou até mesmo com a sua conivência, a cópia da identidade é extraviada para uso indevido. Alguns golpistas estão se aproveitando dessa cópia para realizar empréstimos em instituições bancárias. Após certo tempo, quem recebe a cobrança das parcelas do empréstimo é a pessoa proprietária da identificação.
COM INTUITO DE PREVENIR ESSA AÇÃO, ENFATIZASE A NECESSIDADE DE, AO ENTREGAR CÓPIA DE DOCUMENTOS EM ALGUMA INSTITUIÇÃO OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL, INSERIR DUAS LINHAS SOBRE O DOCUMENTO E ESCREVER A FINALIDADE DAQUELA CÓPIA.
GOLPE DA INSPEÇÃO DE SAÚDE – O golpe da “Inspeção de Saúde” consiste na visita de um suposto médico à residência do (a) pensionista, com a estória-cobertura de prestar atendimento médico em condomínio, exclusivo aos servidores públicos aposentados. O nome e endereço das vítimas são obtidos, provavelmente, a partir do vazamento de dados.
FIQUE ATENTO: NÃO RECEBA PESSOAS ESTRANHAS EM SUA RESIDÊNCIA. DESCONFIE DE TUDO E DE TODOS.
GOLPE PELA INTERNET – A pessoa recebe um e-mail sobre os mais diversos assuntos (cobrança, informações em geral ou mesmo correntes de ajuda – principalmente com fotos de crianças desaparecidas), enviados em nome de uma empresa. Ao clicar em algum link ou ao abrir algum arquivo executável (extensão.exe) do e-mail, é instalado no computador da vítima um arquivo conhecido por “Trojan” (Cavalo de Tróia). Esses “Trojans” são capazes de capturar suas senhas, números de cartões e até mesmo alterar o endereço de destino do seu provedor de Internet, programando o discador para se conectar em outro provedor não solicitado.
NÃO ABRA E-MAILS DESCONHECIDOS. DELETE-OS. GOLPE BANCÁRIO – O estelionatário deposita um valor considerável na conta corrente da vítima. O mesmo liga para a vítima informando que se trata de um erro por parte do banco e tenta persuadir a vítima a ficar com parte do valor. A vítima acaba realizando uma movimentação bancária validando com isso, o referido Golpe. No mês subsequente a vítima verifica que com a movimentação bancária feita anteriormente validou um empréstimo bancário em seu nome. – DESCONFIE DE QUALQUER DEPÓSITO BANCÁRIO NÃO PROGRAMADO. PROCURE SEU GERENTE DE CONTA.
GOLPE DA RENEGOCIAÇÃO DE EMPRÉSTIMO – Uma pessoa procura a vítima se dizendo funcionário de instituição financeira oferecendo a renegociação de empréstimos consignados que a vítima possui junto ao Banco do Brasil ou Instituição similar. Normalmente a pessoa possui os dados pessoais da vítima.
NORMALMENTE ALGUMAS NSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DETEEM INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS OBTIDAS DE MANEIRA ILÍCITA E OFERECEM EMPRÉSTIMOS COM JUROS ABUSIVOS. Nunca acredite em pessoas estranhas com propostas muito vantajosas. As instituições financeiras, as seções de inativos e pensionistas e outras