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TEXTOS EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR EM 15.10.2023

REVIVENDO A HISTÓRIA DO ENSINO 

Desde as priscas eras da humanidade ocorreu significativa relação entre o instrutor, o discípulo e a instrução no entanto o reconhecimento revelador entre as três partes foi registrado, historicamente, na Grécia antiga.

EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA 

Educação na Grécia Antiga foi amplamente “democratizada” no século V aC, influenciada pelos sofistas, Platão e Isócrates. Mais tarde, no período helenístico, a educação em um ginásio foi considerada essencial para a participação na cultura grega. O valor da educação física para os antigos gregos e romanos tem sido historicamente único. Havia duas formas de educação na Grécia antiga: formal e informal. A educação formal foi alcançada através da frequência a uma escola pública ou por um tutor contratado. A educação informal foi fornecida por um professor não remunerado e ocorreu em um ambiente não público. A educação era um componente essencial da identidade de uma pessoa. A educação formal grega era principalmente para homens e não escravos. Em algumas poleis, foram aprovadas leis para proibir a educação de escravos. Os espartanos também ensinavam música e dança, mas com o objetivo de melhorar sua capacidade de manobra como soldados.

SISTEMA ATENIENSE

Vista de Atenas desde o Templo de Zeus Olímpico, até o Monte Licabeto – A antiga educação na Atenas clássica consistia em duas partes principais – física e intelectual, ou o que era conhecido pelos atenienses como “gymnastike” e “mousike” Gymnastike era uma educação física que espelhava os ideais dos militares – força, resistência e preparação para a guerra. Ter um corpo fisicamente apto era extremamente importante para os atenienses. Os meninos começariam a educação física durante ou logo após o início do ensino fundamental. Inicialmente, eles aprenderiam com um professor particular conhecido como tribo paga. Eventualmente, os meninos começariam a treinar no ginásio. O treinamento físico era considerado necessário para melhorar a aparência, a preparação para a guerra e a boa saúde na velhice Por outro lado, mousike era uma combinação de música moderna, dança, letras e poesia. A mousike fornecia aos alunos exemplos de beleza e nobreza, além de apreciar a harmonia e o ritmo. Os alunos escreviam usando uma caneta, com a qual gravavam em um quadro coberto de cera. Quando as crianças estavam prontas para começar a ler obras inteiras, frequentemente recebiam poesia para memorizar e recitar. Lendas mitopéicas, como Hesíodo e Homero, também eram altamente consideradas pelos atenienses, e seus trabalhos eram frequentemente incorporados aos planos de aula. A educação antiga carecia de estrutura pesada e só apresentava escolaridade até o nível fundamental. Quando uma criança chegava à adolescência, sua educação formal terminava. Portanto, grande parte dessa educação era informal e contava com uma simples experiência humana.

SISTEMA ESPARTANO

A sociedade espartana desejava que todos os cidadãos do sexo masculino se tornassem soldados de sucesso com resistência e habilidades para defender sua pólis como membros de uma falange espartana. Há um equívoco de que os espartanos matavam crianças fracas, mas isso não é verdade. Foi um boato iniciado por Plutarco, um historiador grego, que evidentemente errou sua história. Após o exame, o conselho determinaria que a criança estava em condições de viver ou a rejeitaria, condenando-a à morte por abandono e exibição.

OUTROS EDUCADORES GREGOS

Pitágoras foi um dos muitos filósofos gregos. Ele viveu sua vida na ilha de Samos e é conhecido por suas contribuições à matemática. Ensinou filosofia de vida, religião e matemática em sua própria escola em Crotone, uma colônia grega. A escola de Pitágoras está ligada ao teorema que afirma que o quadrado da hipotenusa (o lado oposto ao ângulo reto) é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados. Os estudantes de Pitágoras eram conhecidos como pitagóricos.

EDUCAÇÃO NA ROMA ANTIGA

A educação na Roma Antiga se destacou pelo pioneirismo, estabelecendo um sistema de ensino oficial, com controle do Estado, com decisões centralizadas, que organizavam o conteúdo que era apresentado nas escolas, porém não eram todos os cidadãos que tinham direito à escola, espaço frequentado somente pelos mais ricos. A classe social determinava quem tinha acesso à educação, algo bem distante dos plebeus, que praticamente chegavam à idade adulta sem saber ler e escrever. As pessoas mais ricas tinham direito à educação completa, principalmente os homens. As mulheres nascidas em famílias ricas também tinham o direito de frequentar a escola, porém tinham acesso a conteúdo limitado e controlado.

O QUE ERA ENSINADO NA EDUCAÇÃO ROMANA?

A educação na Roma Antiga abordava, basicamente, a escrita, cálculo e leitura. O conteúdo era ensinado às meninas até elas completarem 13 anos de idade. Depois disso, elas já estavam prontas para o casamento.

Os meninos seguiam seus estudos em busca de conteúdo mais completo, aprofundando o conhecimento em retórica, matemática, geografia, literatura, agricultura, religião e astronomia. A divisão da educação romana acontecia desde o ensino primário até o grau superior. Aos plebeus, quando tinham acesso à educação, podiam frequentar somente o primário. Assim, podiam auxiliar com matemática básica e sabiam escrever. Os jovens ricos podiam frequentar a educação completamente, aprendendo latim, operações matemáticas, composição literária, poesia, oratória e escrita. Com estes conhecimentos apurados, podiam atuar em tribunais e podiam participar da vida pública, agindo muitas vezes na política ou mesmo assumindo postos militares. Alguns exemplos são os imperadores Marco Aurélio e Júlio César, que tiveram educação romana formal e alcançaram postos invejáveis.

QUAIS ERAM OS MATERIAIS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO ROMANA?

Para frequentar a escola e participar da educação na Roma Antiga era preciso ter caderno de madeira, tinteiro e pena para escrever. Os livros eram emprestados pela escola, sendo usados como material de consulta nas aulas. A sistematização do ensino aconteceu na Educação Romana, com forte intervenção do Estado, sendo este um dos seus principais legados. Uma das grandes a escola não era acessível para os pobres. Somente os jovens ricos chegavam críticas da educação na Roma Antiga é a exclusão dos plebeus, já que ao ensino complexo, que habilitava para política, cargos militares e participação em tribunais.