SINDESP

RESENHA UNIVERSITÁRIA

JESS-PORTAL DE NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.046 –SINDESP.ORG.BR

RESENHA UNIVERSITÁRIA

A professora MONA LISA MOURA DE OLIVEIRA, do Curso de Física– UECE, membro do Conselho LAIS – Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade, integrante do Comitê Técnico, na Linha V (Biocombustíveis, Propulsão à Combustão e Segurança Veicular), participou do painel “Mulheres no Desenvolvimento Tecnológico: cenário e desafios no setor automotivo”, em programação do Rota Tech 2030, em São Paulo(SP), em 25/10 e 26/10 de 2023. O Rota Tech foi um encontro com os principais atores do setor automotivo, voltado para debater soluções, desafios e resultados do Programa Federal Rota 2030.

  

O Escritório de Cooperação Internacional (ECINT) da UECE divulga a palestra sobre estudos na França, a ser realizada na próxima em 08/11/2023 (quarta-feira), das 8 h às 10h, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), campus ITAPERI. A exposição terá à frente a representante da agência Campus France para o Nordeste, Letícia de Pontes Vieira, que abordará assuntos como procedimentos e oportunidades de estudos superiores na França, o que é a agência Campus France Brasil, bolsas, custos, candidaturas às universidades francesas e etapas do visto de estudante.

O Programa DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, da UECE, lançou adendo ao edital n° 77/2023, para seleção de residentes. Com isso, ficou prorrogado, até 9 de novembro, as inscrições para o processo seletivo. O programa tem como objetivo principal contribuir na formação e desenvolvimento das competências de enfermeiros para a qualificação do cuidado à saúde materna, com vistas à promoção, proteção e recuperação da saúde, embasadas na colaboração INTERPROFISSIONAL, na integralidade da assistência e na INTERSETORIALIDADE das ações conforme princípios e diretrizes do SUS.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE está com inscrições abertas, até 24 de novembro, para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos. São oferecidas 13 vagas para o Poderão participar do processo seletivo ao Mestrado, portadores do diploma do curso de graduação em Geografia ou áreas afins. Para o Doutorado, os candidatos deverão ter título de mestre. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail [email protected], conforme as orientações do edital.

O curso de Psicologia, vinculado ao Centro de Humanidades (CH) da UECE, pela segunda vez, obteve conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), de 2022. Além desse, os cursos de Administração, Serviço Social e Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), obtiveram conceito 4; e o curso de Administração Pública, modalidade Educação a Distância (EAD), alcançou conceito 3.

A UECE, por meio de sua PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, divulga edital de matrícula dos candidatos classificados e classificáveis do vestibular especial 2024.1 dos cursos na modalidade a distância, promovidos pela UECE em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições dos candidatos classificados deverão ser feita das 8h do dia 27 de novembro às 16h do dia 28 de novembro, por meio do site <https://sigmaead.uece.br&gt>. A partir das 13h do dia 1º de dezembro, será divulgado quadro de vagas remanescentes que poderão ser preenchidas pelos candidatos classificáveis. O candidato classificável deverá solicitar matrícula das 8h às 16h do dia 4 de dezembro, pelo mesmo SITE <https://sigmaead.uece.br&gt>.

O Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), da UECE, realizará, nos dias 9 e 10 de novembro, o “Colóquio Saberes e Práticas em Territórios Fragmentados: integração entre gestores, profissionais e usuários como dispositivo para a Promoção da Saúde”. O evento acontecerá em formato híbrido, no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC), CAMPUS ITAPERI, com transmissão ao vivo pelo canal do PPCCLIS no YouTube. Com o objetivo de compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas no PPCCLIS e relacionadas a ações de internacionalização, o Colóquio tem como público alvo, docentes, discentes e pesquisadores com experiências nacionais e internacionais nos campos da Educação e da Promoção da Saúde. Os interessados podem realizar inscrição pelo site do evento, clicando aqui. O meio da troca de experiências, especialmente entre pesquisadores da França, do Brasil e da região de Québec, Canadá, para o desenvolvimento sustentável na perspectiva da promoção do bem-estar e da valorização da educação popular em saúde como estratégia para a promoção da saúde. Assim, como produtos desse colóquio, espera-se a construção de parcerias acadêmicas, alinhadas ao ensino e à pesquisa, entre as universidades envolvidas, bem como a publicação de um e-book com os manuscritos das conferências ministradas. Clique aqui para realização de inscrição.

O programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (POSLA) da UECE realizará no período de 06 a 10 de novembro, o seminário ANALYSE ERGONOMIQUE DE L’ACTIVITÉ ENSEIGNANTE ETDÉVELOPPEMENTS PERSONNEL ET PROFESSIONNEL (ANÁLISE ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE E DESENVOLVIMENTOSPESSOAL E PROFISSIONAL), COM LAURENCE ESPINASSY E DANIEL FAÏTA, DA AIX-MARSEILLE UNIVERSITÉ. O evento ocorrerá das 14h às 17h40, na sala A -110 do Centro de Humanidades da UECE. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do POSLA: (85) 3101.2030 (ramal 205) e (85) 3101.2032.

EVENTOS IMPORTANTES EM NOVEMBRO: 01 a 07 – Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal; 10 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez; 12 – Dia Mundial da Pneumonia; 14 – Dia Mundial do Diabetes; 16 – Dia Nacional dos OSTOMIZADOS; 17 – Dia Nacional de Combate à Tuberculose; 17 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata; Penúltimo sábado do mês de novembro – Dia Nacional de Combate à Dengue; 23 – Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil; 25 – Dia Internacional do Doador de Sangue; 27 – Dia Nacional de Combate ao Câncer; 27 – Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. – EM 15/11 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, FERIADO(QUARTA-FEIRA).

EM 15/12/2023 – CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL DO SINDESP

NATAL É TEMPO DE COMEMORAR A VIDA, ESPALHAR O AMOR E SEMEAR A ESPERANÇA. TENHA UM FELIZ NATAL!