SINDESP

Giro Universitário

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 5.691 – SINDESP.ORG.BR

   

CEARAPREV INFORMA QUE O RECADASTRAMENTO E A PROVA DE VIDA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO CEARÁ DA ATIVA, APOSENTADOS, PENSIONISTAS E MILITARES DA RESERVA REMUNERADA OU REFORMADOS DEVERÃO SER FEITOS ATÉ 30 DE JUNHO DE 2025.

AGIN/UECE DIVULGA INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DA    ACADEMIC WORKING CAPITAL –  AWC 2025

AWC 2025 (ACADEMIC WORKING CAPITAL) é um programa de empreendedorismo científico do Instituto TIM que está entrando em sua 10ª edição e tem como principal objetivo contribuir para a criação de startups a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCS) da graduação. As universidades brasileiras viraram berço de startups. Segundo matéria do Estadão, para muitos estudantes, empreender é uma opção de carreira. Vamos contribuir para isso juntos! Principais Benefícios do AWC 2025 para os estudantes: – Apoio para transformar o TCC em um produto: auxiliar alunos a desenvolverem soluções inovadoras com potencial para transformar suas áreas de atuação.  

Desenvolvimento de competências empreendedoras: preparação para o lançamento e gestão de novos negócios. – MENTORIA especializada: orientação com profissionais experientes de diferentes setores. – NETWORKING com empresas e investidores: acesso a uma rede de contatos que pode abrir portas para novas oportunidades. O AWC seleciona projetos com potencial de se transformar em soluções que contribuam efetivamente para facilitar a vida das pessoas, dando aos alunos a oportunidade de gerar renda e crescer profissionalmente com o seu próprio negócio.

Acesso   https://awc.institutotim.org.br/download/1084/?tmstv=1736792206

Acesso a pré-inscrição:  https://awc.institutotim.org.br/pre-inscricao/

A UECE promoveu, recentemente, uma vivência de campo na Praia do TITANZINHO, localizada no bairro SERVILUZ, em Fortaleza. A atividade, realizada no âmbito da extensão universitária, foi coordenada pelos professores da universidade Raquel Martins, Otávio Barra e Tereza Vasconcelos, com o apoio do estudante e monitor DANISLEO Alves. A atividade envolveu mais de 50 estudantes dos cursos de Pedagogia (noturno) e Geografia (três turmas). A vivência foi enriquecida pela participação do educador social e surfista Igor Cavalcante, presidente do INSTITUTO SERVILUZ, que mediou uma roda de conversa sobre a história e as lutas da comunidade SERVILUZ.

Durante o debate, foram abordados temas como especulação imobiliária e questões ecológicas que impactam a região. Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar um momento de integração com a comunidade local, realizando uma merenda coletiva no estabelecimento da moradora DONA MARILAC, moradora da comunidade. Em seguida, participaram de uma caminhada transversal pelo território, explorando aspectos socioambientais e culturais da área. Para finalizar a atividade, alguns estudantes experimentaram a prática do surfe, uma das principais atividades econômicas da Comunidade do SERVILUZ.

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PROPGEO) da UECE recebe até o final de janeiro de 2025 inscrições para seleção de novas turmas dos cursos de Mestrado e de Doutorado Acadêmicos.

Em 27.01.2025 no SESC IPARANA, em Caucaia, o Encontro de Integração para Novos Diretores de Centros, Faculdades e Instituto da UECE, coordenado pela PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN), o evento, que contou com a presença de mais de 60 pessoas dentre diretores, vice-diretores, secretários e corpo técnico de departamentos e PRÓ-REITORIAS, teve como objetivo apresentar aos novos gestores um panorama da Universidade, promovendo um momento de diálogo e de reflexão sobre os desafios e as perspectivas institucionais. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Araújo, após dar as boas-vindas aos gestores, explicou que o encontro tem o intuito de apresentar-lhes as dinâmicas institucionais, bem como os principais departamentos administrativos que interagem com as direções de Centros, Faculdades e Instituto. “Entendemos o tamanho dos desafios de vocês e é importante oferecer as ferramentas para enfrentá-los, destacando a importância da integração entre setores”, afirmou. O reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, destacou a relevância do encontro como espaço de reflexão conjunta e apontou os principais desafios da Universidade. Segundo ele, a relação com o Governo do Estado é um dos fatores cruciais para a boa gestão universitária. Além disso, o reitor anunciou iniciativas importantes para ampliar a capacidade de investimento e o apoio ao corpo docente. “Estamos elaborando um edital para financiar viagens de professores da graduação para participação em eventos acadêmicos, com critérios específicos, não mais cronológicos, para a distribuição dos recursos, além de outro edital que será voltado para publicações científicas, incluindo a diagramação e a impressão de livros acadêmicos”, pontua o reitor, que comentou ainda sobre a articulação para um edital que visa à modernização de laboratórios voltados para cursos de graduação, essenciais para o aprimoramento do ensino e da pesquisa. O vice-reitor DÁRCIO Teixeira, também expressou seu apoio às novas gestões, que iniciaram em 17 de dezembro de 2024. “A Administração Intermediária é importantíssima para o sucesso desta universidade, e este evento vem para estreitar mais ainda as relações entre vocês, diretores, e esta Reitoria.

É importante que vocês se apropriem das informações que serão repassadas hoje aqui para dar mais celeridade aos processos de cada uma das unidades que vocês representam”, finaliza. A servidora Paula Andrea Rolim, diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI), vinculado à PROPLAN, e uma das responsáveis pelo evento, falou sobre a importância do encontro, assim como sobre o setor que comanda: “o evento foi construído para que os novos gestores pudessem conhecer a nossa equipe, a equipe administrativa e também para socializar informações, procedimentos, trocar informações e, de alguma forma, trocar experiências, porque esses diretores também trazem a perspectiva deles na ponta. Então é uma forma também de a gente trocar contatos e trocar experiências. Com relação ao DDI, nós abordamos três tópicos específicos: mapeamento de processos, nova estrutura organizacional proposta para a universidade e o SUITE”, finaliza. Após palavras de boas-vindas das pró-reitoras de Graduação, professora MAZZA Maciel; de Políticas Estudantis, professora MÔNICA CAVAIGNAC e de Pós-graduação e Pesquisa; Ana Paula Ribeiro, a programação do evento seguiu composta pela apresentação dos seguintes setores:

A UECE, por meio da PRÓ-REITORIA de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPQ), prorrogou até o dia 3 de fevereiro as inscrições ao prêmio “Elas na Ciência”, que tem como objetivos principais reconhecer a diversidade, a pluralidade e a participação de pesquisadoras da instituição na Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecer a equidade de gênero e premiá-las pelo reconhecimento do valor de suas pesquisas e outras atividades de aplicação de conhecimentos e de tecnologias.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE divulga edital para seleção para o ensino de práticas médicas do curso de medicina. O edital tem como objetivo selecionar profissionais médicos servidores públicos, integrantes da lotação da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), para a tutela de atividades de ensino de práticas médicas no período letivo de março a dezembro de 2025. São ofertadas 35 vagas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu destaque, ao egresso do curso de Doutorado em Geografia (PROPGEO) pela UECE, FREDSON Pereira da Silva. Com bolsa da Capes, ele analisou a distribuição geográfica dos minérios encontrados no semiárido brasileiro entre 2003 e 2022, defendendo sua tese na UECE em 2023. O semiárido brasileiro possui uma rica formação litológica, que versa em grandes áreas de diversos tipos de minérios, presentes em quatro grandes áreas geológicas: São Francisco, Borborema, Mantiqueira e Parnaíba, onde são encontrados diversos tipos de minerais ferrosos, minerais não-ferrosos, minerais preciosos, gemas e minerais industriais.

A pesquisa trata sobre a distribuição geográfica dos tipos de minérios encontrados no semiárido brasileiro entre os anos de 2003 e 2022, tendo em vista que os últimos levantamentos foram realizados em 1987 e 2009, sendo essas informações insuficientes. Até então, não existia pesquisa com o recorte em sua totalidade sobre a mineração no semiárido. Vale salientar que a bolsa da CAPES contribui, significativamente na formação de FREDSON, ex-aluno da UECE.

O Núcleo de Línguas – CAMPUS ITAPERI – está com inscrições abertas, até 10 de fevereiro, para o Exame de Proficiência Leitora em língua estrangeira, para processos seletivos de programas de pós-graduação. São ofertadas 50 vagas, com provas dos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, a serem aplicadas nos dias 12 e 13 de março, no campus ITAPERI. Clique aqui para acessar o edital e realizar inscrição. Mais informações:  85 3101-9673 / [email protected]

PRIMEIRO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (CC) DE ALUNA SURDA É DEFENDIDO NA UECE DE IGUATU

Maria Tatiana Santos Freires, cearense de Iguatu, representa a essência da UECE por meio de sua trajetória inspiradora. Em abril, Tatiana participará da solenidade de Colação de Grau, formando-se em Pedagogia, coroando uma caminhada marcada pela superação de desafios e pela dedicação acadêmica. Ela ingressou na UECE em 2018, após ser aprovada no vestibular para a Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), unidade da UECE no município de Iguatu, onde defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Memorial de Formação: trajetória como aluna surda do curso de Pedagogia da UECE/FECLI. A história de Tatiana com as libras teve início em 2004, quando, ainda jovem, encontrou acolhimento nas aulas do professor Antônio Nelson Moreno, em Iguatu. Nelson, hoje professor do Instituto Federal em Iguatu, por iniciativa própria, instalou em 2002 uma sala para alunos surdos e dedicou-se a ensiná-los a língua brasileira de sinais, abrindo caminhos para uma nova perspectiva de vida para Tatiana. Além   ressaltar o compromisso da UECE em criar um ambiente inclusivo, refletido nas iniciativas do NAAI. Sua presença na universidade ajudou a ampliar o debate sobre acessibilidade e inspirou a instituição fortalecer suas políticas de inclusão.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG-CE) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), está selecionando dez startups para desenvolver soluções inovadoras que melhorem a gestão pública. A iniciativa, denominada “Ceará Mais Digital: Transformação Digital para GOVERNANÇA INTERFEDERATIVA EFICAZ”, faz parte do programa de governança fiscal INTERFEDERATIVA “Ceará um Só” e visa impulsionar a criação de tecnologias que contribuam para a eficiência e transparência na administração pública estadual, fortalecendo a integração entre Estado e municípios e, consequentemente, elevando a quantidade e a qualidade das entregas para a população. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do site Ceará Mais Digital. As três melhores soluções receberão um prêmio em dinheiro: R$ 25 mil (1º lugar), R$ 15 mil (2º lugar) e R$ 7 mil (3º lugar). A seleção das STARTUPS levará em conta a inovação dos projetos, o uso de tecnologias emergentes como Big Data, BLOCKCHAIN, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), além do impacto potencial para a governança pública municipal, com ênfase na gestão fiscal. As empresas interessadas precisam atender a requisitos como estarem sediadas no Ceará e terem o CNPJ constituído até a data de inscrição. As aplicações podem se encontrar em um estágio inicial ou final de desenvolvimento em áreas como Conservação de bens públicos; Educação; Educação fiscal; Finanças públicas municipais (cadastro fiscal, tributação, etc); Infraestrutura; Saneamento; e Saúde. As STARTUPS selecionadas terão três meses de formação, contados a partir de fevereiro deste ano. Nesse período, as empresas participarão de ações como curso, workshops e MENTORIAS.O titular da SEPLAG-CE, Alexandre CIALDINI, destaca a relevância da iniciativa para que o Ceará avance cada vez mais em áreas estratégicas para a sociedade. “A colaboração entre o Estado e os municípios desempenha um papel fundamental no enfrentamento dos desafios contemporâneos DA GOVERNANÇA INTERFEDERATIVA. A transformação digital, que combina tecnologias avançadas e conhecimentos diversos, tem o potencial de transformar a gestão fiscal, tornando-a mais eficiente e ajustada às necessidades da população. O Ceará, com seu ecossistema de inovação em rápido crescimento, encontra-se em uma posição estratégica para liderar esse processo”, afirma.

Conforme o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, a ação “reforça o compromisso do Governo do Ceará em fomentar a inovação tecnológica e fortalecer a governança fiscal no Estado, além de incentivar o empreendedorismo e a colaboração entre o setor público e privado para a construção de um futuro mais eficiente”.  CURSO – Um dos destaques da formação das STARTUPS selecionadas é o curso “Gestão Fiscal INTERFEDERATIVA”, que também é aberto para o público em geral e será lançado no próximo dia 28 de janeiro, durante o seminário Novos Gestores. O encontro, realizado pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e pelo Governo do Ceará, ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, reunindo prefeitos e técnicos dos 184 municípios cearenses.  Além das STARTUPS selecionadas para o programa de aceleração, podem participar do curso gestores municipais e demais cidadãos interessados no tema. O curso será realizado na modalidade a distância, com 72 horas/aula e certificação da Universidade Estadual do Ceará, da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e da Universidade Aberta do Nordeste. O curso, assim como o programa de aceleração de startups, conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha e apoio da Casa Azul. Programa de Aceleração Ceará Mais Digital.