SINDESP

CAMPANHAS DE MARÇO

 JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 6.022- SINDESP.ORG.BR

MARÇO LILÁS O câncer de colo do útero também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o PAPILOMAVÍRUS Humano. É a quarta maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).  A campanha de março tem como objetivo, reduzir o número de mortes e promover a prevenção contra a doença desde cedo. Além disso, a data também alerta sobre a importância de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer de colo do útero. Durante todo o mês de março, mulheres são incentivadas a manter uma rotina de visitas ao ginecologista e a fazer exames preventivos com a orientação médica. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos). Ela é eficiente contra 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações PRÉ-CANCERÍGENAS precoces que, se tratadas, são curadas, não evoluindo para o câncer.

MARÇO AMARELO – Endometriose – A campanha “Março Amarelo” é dedicada à conscientização sobre a endometriose, uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento uterino cresce fora do útero, causando dor e outros sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 190 milhões de mulheres sofrem com endometriose no mundo – aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva têm a doença. Durante este mês, diversas ações e eventos são promovidos para disseminar informações sobre a doença, promover diagnósticos precoces e apoiar mulheres que enfrentam desafios relacionados à endometriose. 

MARÇO AZUL MARINHO – CÂNCER DE INTESTINO: A campanha “Março Azul-Marinho” visa aumentar a conscientização sobre o câncer de intestino – o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Inca. Esse tipo de câncer origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. Vale ressaltar que pessoas acima de 50 anos são mais propensas a adquirir a doença.  Ao longo da campanha, atividades educativas e de prevenção são realizadas para destacar a importância da detecção precoce, promovendo exames regulares e incentivando um estilo de vida saudável. Estudiosos apontam que sua incidência tem aumentado, principalmente devido a hábitos alimentares inadequados como o uso abusivo em alimentos ultra- processados, carnes embutidas e pobres em fibras além do excesso de peso, histórico familiar de câncer e tabagismo. SINTOMAS:  alterações no funcionamento intestinal, como diarreia persistente ou constipação prolongada, presença de sangue nas fezes, perda de peso inexplicável e fadiga constante. A COLONOSCOPIA é o principal exame para detectar precocemente o câncer COLORRETAL, permitindo a identificação e remoção de pólipos antes que se tornem malignos.

HIDRATE-SE BEM, POIS A ÁGUA CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA URINÁRIO.

O MARÇO VERMELHO é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de rim, visando alertar a população sobre os fatores de risco e os sintomas do câncer renal, incentivando a realização de exames regulares.  No país, cerca de 50 mil pessoas com doença renal morrem, precocemente por ano, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

O QUE CAUSA O CÂNCER DE RIM? Não existe uma causa definida, mas há fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, são eles: Idade avançada; Obesidade; Tabagismo; Histórico familiar de câncer de rim; Hipertensão; Insuficiência renal. SINTOMAS –  Um dos principais sintomas do desenvolvimento de neoplasia no rim é a presença de sangue na urina. Portanto, procure ajuda médica se notar que sua urina está com coloração rosada, avermelhada ou mesmo algum tom de marrom escuro. Além disso, esse tipo de câncer também pode causar dor persistente nas costas, perda de apetite e de peso, cansaço e febre. Infelizmente, estes também são sintomas de outras condições que acometem o rim, por isso a necessidade de procurar ajuda médica e fazer exames para um diagnóstico preciso Mantenha hábitos saudáveis e pratique atividades físicas, pois são importantes aliados na manutenção do peso e da hipertensão.