JESS – Portal da Notícia – Edição 2.089 – sindesp.org.br
Advertência
Variante Delta – Potencial de Propagação
A variante delta ou B.1.617.2 – cepa do vírus SARS-COV-2 originaria da Índia, com crescimento vertiginoso em progressão geométrica, disseminação em quase todos os países vem acarretado sérias preocupações nas autoridades de saúde. Registra-se no cenário brasileiro 1.051 casos e 41 óbitos confirmados. No Ceará mais de vinte municípios estaduais foram afetados com 45 ocorrências.
Os sintomas são: Dor de cabeça, seguida de dor de garganta, defluxo (nariz escorrendo), alergia ou sinusite. – Você precisa saber: A modalidade é a mais contagiosa das mutações reveladas e existentes; Pessoas não vacinadas correm maior riso; Probabilidades de surtos localizados; Vacinação é a melhor proteção e ainda há muito a aprender.
Medidas Preventivas
Uso das máscaras – A máscara continua sendo importante instrumento para o controle da pandemia e as dicas mais importantes de emprego são as seguintes: A máscara é individual e não deve ser compartilhada com ninguém. Devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas ou com sujeira aparente. Não se devem ficar mais do que três horas com a mesma máscara. Como serve de barreira física ao vírus, o ideal é que tenha pelo menos duas camadas de pano. Use sempre que precisar sair de casa e lembre de levar uma reserva e uma sacola para guardar a máscara manipulada quando precisar trocar. – Deve cobrir o nariz e a boca e ser usada de forma permanente no rosto, ou seja, não deve ser manipulada para o queixo ou pendurada em uma das orelhas, por exemplo. – Medidas básicas na rotina diária, lavar as mãos com frequência com detergentes ou antissépticos e evitar aglomerações de qualquer natureza, locais públicos, de preferência adotar alimentos cozidos, não compartilhar talheres, estabelecer sempre higienização de louça e roupas – Cuidados no ambiente de trabalho – No ambiente de trabalho é importante estar atento à higiene. O recomendado é que as empresas e organizações disponibilizem recursos para a higienização.
São fundamentais para a redução do contágio. Uso do álcool a 70% como desinfetante e antissépticos das mãos nos locais de trabalho, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, com abertura que não demande contato manual, ou sanitizante adequado para as mãos, como álcool a 70%. Quanto ao distanciamento, a recomendação é manter o espaço mínimo de um metro entre os trabalhadores e o público. Os funcionários devem usar a máscara cirúrgica ou de tecido e adotar divisórias impermeáveis ou fornecer proteção facial do tipo viseira plástica ou óculos de proteção. Nas refeições, a orientação é para que os trabalhadores sejam distribuídos em horários diferentes para o uso do refeitório e seja mantido o espaço mínimo de um metro entre as pessoas nas filas e mesas. No caso dos banheiros, deve-se evitar aglomeração. Atenção: Recadastramento e Prova de Vida até 31/08/2021 – Dez dias para o término – Não deixe a sua folha de pagamento ser bloqueada – É importante a sua atuação.