A Páscoa é uma celebração da tradição do cristianismo e relembra-nos os últimos atos da vida de Jesus Cristo.

JESS – Portal da Notícia – 1.523 publicadas – sindesp.org.br

Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A data da Páscoa é móvel, e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C. Quando começou a comemoração da Páscoa? A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação da “Pessach”, a festa judaica que celebra a libertação dos hebreus. A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade (e celebrada até hoje).

Trata-se da Pessach, celebração judaica que significa “passagem” e é vulgarmente conhecida como “páscoa judaica”. Essa festa acontece em obediência a uma ordem de Javé e relembra aos judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Na narrativa bíblica (“Exôdo”, capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípcia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão. Essa tradição consolidou-se entre os judeus e existe até hoje.

Com o surgimento do cristianismo, os fiéis adeptos dessa religião deram novo sentido à celebração em homenagem ao sacrifício de Jesus. Assim, os judeus celebram a libertação da escravidão do Egito, e os cristãos, a crucificação e ressurreição de Jesus, eventos chamados pelos últimos como Paixão de Cristo. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 A Páscoa é a celebração religiosa mais importante do cristianismo, pois trata de um feito muito importante na crença cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.Além disso, os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade.

Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré. Outra concepção importante do cristianismo é a crença de que os homens serão ressuscitados durante o retorno de Jesus à Terra. Isso pode ser percebido na fala de Paulo, o apóstolo: “Porém, cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim” (I Coríntios 15: 23-24). A Páscoa é uma data muito importante para os cristãos porque celebra o sacrifício de Jesus assim como a sua ressurreição.

Como a Páscoa é a data religiosa mais importante do calendário cristão, sua chegada é aguardada com muita expectativa, e a existência da quaresma e da tradição da Semana Santa é demonstração disso. A quaresma é um período de 40 dias criado pela Igreja Católica durante a Idade Média. Esse momento é marcado por práticas de penitência, evidenciando uma procura por santificação à medida que a Páscoa aproxima-se.

Símbolos de Páscoa – Ovos de Páscoa, Coelho de Páscoa, Cordeiro, Círio Pascal, Pão e Vinho, Sino, Peixe, Girassol, Conlamba Pascal(Pão Doce),