Encontramos os prédios da sede do SINDESP destelhados. No período de chuvas aconteceu a infiltração nas lajes e teve como outras consequências a destruição do reboco do teto e das paredes e o comprometimento da rede elétrica.
ENCONTRAMOS O SINDESP ASSIM…
ÁREA INTERNA DO SINDESP
PORTÃO DA RUA JUSTA DE ARAÚJO
A LAJE DO SINDESP SEM TELHADO
ÁREA INTERNA ALAGADA
REBOCO DO TETO COMPROMETIDO
Foram contratadas as obras em três etapas:
1. Recuperação do telhado com madeiramento de boa qualidade porque o antigo estava semidestruído pelo cupim. Algumas telhas antigas foram aproveitadas. O pé direito do prédio foi levantado em mais de 2 metros e foi construída uma calha para escoamento da água da chuva, vedada com manta asfáltica para evitar vazamento e infiltração na laje.
A RECUPERAÇÃO COMEÇOU POR AQUI…
ALVENARIA – ELEVAÇÃO DO PÉ DIREITO MAIS DE 2 METROS
MADEIRAMENTO NOVO SEM CUPIM
TELHADO RECUPERADO
INSTALAÇÃO ELÉTRICA
PORTAS NOVAS
2. Recuperação da rede elétrica com a substituição de dutos, tomadas, caixas de entrada, interruptores e luminárias Substituição, por material de melhor qualidade, de quase todas as portas destruídas pela corrosão e pela ação dos cupins. Substituição por esquadria de alumínio de duas janelas semidestruídas pela corrosão e pela ação dos cupins.
3. Pintura interna e externa do prédio, recuperação do muro que estava danificado por um caminhão e ameaçava cair e do portão da Rua Dr. Justa de Araújo e, finalmente, a remoção de cerca de 52,8 toneladas da entulho (11 caçambas de 3 metros cúbicos). Foi usada ainda uma caçamba para levar a poda das árvores.
O entulho foi o legado de uma administração temerária.
Apenas um dos prédios foi recuperado. A recuperação do outro prédio carece de um projeto compatível com a sua destinação e não é emergencial. Todo o andar superior foi demolido e somente uma parte do prédio foi coberta.
HOJE O SINDESP ESTÁ ASSIM …
FACHADA DO PRÉDIO PRINCIPAL
PORTÃO DE ENTRADA PELA RUA DR. JUSTA DE ARAÚJO
A recuperação de nossa sede está quase concluída depois de alguns longos meses.
Os trabalhos foram executados cotejando-se normas estabelecidas pela lei 8666/93 que prevê a dispensa de licitação em casos de emergência (artigo 24 -IV). A emergência foi ocasionada pelas chuvas que causaram infiltrações nas lajes e comprometeram as instalações elétricas.
Para maior garantia foi utilizado, a nível de comparação, o gabarito da SEINFRA que norteia as licitações e serve de parâmetro das mesmas. Em caso de dúvida clique no link.
A construtora foi localizada no cadastro da Comissão Central de Licitação do Estado até porque precisávamos ter a garantia da idoneidade e da competência técnica da mesma. E a obra foi supervisionada pelo engenheiro Oto Soares que nos entregará relatório circunstanciado após a conclusão dos trabalhos
Todos os contratos estão registrados no Cartório Melo Junior e as despesas foram em grande parte, faltando os meses de junho e julho, analisadas pela maioria dos membros do Conselho Fiscal.