SINDESP

Abril Verde: Movimento De Conscientização Sobre Acidentes E Doenças Do Trabalho

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.794-SINDESP.ORG.BR

O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, SMARTLAB de Trabalho Decente do MPT – OIT, demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos, no país, com uma vítima fatal a cada 3 dias. De janeiro de 2018 até 29 de março de 2019, em uma análise preliminar, foram mais de 802 mil acidentes de trabalho registrados, resultando em pelo menos 2.995 mortes. Entre as vítimas fatais de 2019, estão: os trabalhadores que perderam a vida no maior acidente de trabalho da história do país, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG); os atletas entre 14 e 16 anos da categoria de base do Flamengo, vítimas do incêndio no centro de treinamento do Rio de Janeiro. Em 2017, último relatório oficial divulgado, o Brasil registrou 450.614 acidentes, sendo 340.229 acidentes típicos, 100.685 acidentes de trajeto e 9.700 doenças do trabalho. Foram contabilizados ainda 98.791 acidentes sem CAT. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria ocorre com trabalhadores entre 20 e 39 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (300.549) do que no feminino (150.054).Apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

Lembre-se: segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um. Abril Verde – O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Fonte: Movimento Abril Verde