SINDESP

Ações De Impacto Para A Sociedade Marcam Dois Anos Da Atual Gestão Da Uece

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.422- SINDESP.ORG.BR

AÇÕES DE IMPACTO PARA A SOCIEDADE MARCAM DOIS ANOS DA ATUAL GESTÃO DA UECE (15.01.2021 a 15.01.2022) – SÉRIE DE REPORTAGENS

                           PESQUISA

                    

                

 

Nessa gestão, tivemos, também, o fortalecimento da pesquisa, inclusive com impactos diretos para a sociedade, particularmente, no período da crise sanitária causada pelo novo CORONAVÍRUS. Desde 2020, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/UECE) vem desenvolvendo e aperfeiçoando a vacina 2H120 DEFENSE, contra a Covid-19. A vacina passou pela fase pré-clínica, com testes em animais, e, no momento, aguarda parcerias para o desenvolvimento da fase clínica, com testes em humanos, conforme exigido pela Anvisa. 

Também relacionada à Covid-19, pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da UECE em Limoeiro do Norte-CE, aponta que uma substância de origem vegetal pode combater a Covid-19. A pesquisa consiste em analisar, de modo computacional, os compostos naturais derivados de LIMONOIDES, encontrados em frutas cítricas e em algumas plantas, frente a uma proteína que é característica do novo CORONAVÍRUS. Assim, o estudo avalia se esses compostos extraídos de frutas como o limão têm ou não potencial de combate ao vírus. O estudo foi indexado à base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo, portanto, reconhecimento internacional. Mais reconhecimento internacional a TEVE de uma das maiores entidades de saúde do mundo, localizada nos Estados Unidos, a JOHNS HOPKINS BLOOMBERG SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, responsável pela promoção do programa Innovate4Health, em que, por dois anos consecutivos, a UECE foi a única universidade do Brasil a participar. Em 2021, a UECE participou com um projeto inovador para o desenvolvimento de um teste rápido para a detecção simultânea de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em 2022, a instituição cearense apresentou projeto que consiste em estimular a adesão da população que vive em situação de rua a se vacinar. O Innovate4Health é uma competição on-line que busca soluções inovadoras e criativas que ajudarão a abordar os problemas de ameaças emergentes de doenças infecciosas.

Ainda relacionado à Saúde, o Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/FAVET), desenvolve pesquisa baseada no cultivo de células-tronco a partir de cordões umbilicais de caprinos. A pesquisa utiliza alimentos funcionais, em particular, a farinha de linhaça, para obter células-tronco com melhor proliferação e diferenciação. As células-tronco capturadas no cultivo apresentam potencial de se transformar em diversos tipos de células. A farinha de linhaça é rica em ácidos graxos POLIINSATURADOS, principalmente o ômega 3. Tanto o ômega 3 como o ômega 6 atuam de forma diferente na proliferação, possibilitando que essas células se multipliquem, além de atuarem na diferenciação. Se os resultados forem positivos e alcançarem o objetivo de repassar os efeitos benéficos dos alimentos para as células-tronco que estão sendo produzidas, o modelo poderá ser passado para a medicina humana. UECE também realiza pesquisas de destaque voltadas às questões energéticas, que representam uma crescente preocupação global. Essa demanda por energia deve crescer mais de 25% até 2040, conforme projeção da Agência Internacional de Energia (AIE), exigindo a adoção de fontes renováveis. Nesse sentido, pesquisas da instituição na área de Hidrogênio Verde, desenvolvidas no âmbito dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS) da Universidade, foram premiadas no FIEC SUMMIT 2022. Entre os trabalhos reconhecidos no evento, esteve o projeto “Produção de hidrogênio verde via digestão anaeróbia em reator automatizado”, premiado em segundo lugar na categoria “Projeto de pesquisa”. O projeto que conquistou o primeiro lugar no evento também contou com a participação da UECE, com o título “Sistema híbrido de produção de hidrogênio utilizando células de dessalinização e eletrólise microbiana acopladas à reforma a vapor do glicerol com força solar”.

FONTE: UECE – NOTÍCAS

FAÇA A SUA PROVA DE VIDA E EVITE BLOQUEIO SALARIAL