JESS – Portal da Noticia – 1.575 publicadas – sindesp.org.br
O programa de integridade do poder executivo do estado do Ceará consiste na integração de mecanismos de gestão, compreendendo o planejamento estratégico, o mapeamento e a padronização de processos, a gestão de riscos, os controles internos para a prevenção, a detecção e o saneamento de fragilidades, de ineficiências e de irregularidades, as ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa, a aplicação do código de ética e conduta da administração pública estadual, a transparência pública e a comunicação, a ouvidoria, a prestação de contas dos resultados e as estratégias de monitoramento.
Na UECE
O programa de integridade é compromisso governamental com uma gestão ética, transparente e íntegra, tendo a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará(CGE) papel fundamental no aperfeiçoamento dos controles internos dos órgãos e das entidades do poder executivo e será diferenciado na gestão da UECE, logrando bons resultados.
Para o professor Hidelbrando Soares o “Plano de integridade é um instrumento essencial para garantir o interesse público em todas as atividades de nossa universidade. O plano de integridade vem para evitar e corrigir fraudes, irregularidades e desvios de conduta, e a reitoria da UECE tem todo o compromisso com os elevados padrões de gestão, ética e conduta, bem como a responsabilidade de desenvolver estratégias e ações para disseminar, no ambiente universitário, cultura de integridade, tão importante para as instituições públicas hoje no Brasil. Esse movimento que iniciamos agora busca uma gestão fundamentada na melhoria contínua e no aperfeiçoamento dos processos, elevando a qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual do Ceará.” Após a adesão formal da UECE ao programa de integridade, será constituída comissão de integridade a qual será responsável pela gestão do programa. Um diagnóstico de integridade será aplicado na instituição, e seu resultado fundamentará a elaboração do plano de integridade, finalizando com o monitoramento contínuo das ações. Para o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor paolo guiseppe lima, a adesão da universidade ao programa vem somar esforços para tornar a gestão mais proba, eficiente e transparente.
FONTE: UECE-NOTÍCIAS