SINDESP

AGOSTO DOURADO: CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

JESS PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO -3.844-SINDESP.ORG.BR

AGOSTO DOURADO: CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

A amamentação é um processo essencial para a saúde do bebê. Vários estudos recomendam o aleitamento materno como única forma de alimentação até o sexto mês de vida da criança, tendo em vista que ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. A semana do aleitamento será de 1º de agosto e se estenderá até o dia 11 do mesmo mês, com o tema “Apoie a amamentação: A iniciativa ocorre em mais de 120 países com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pelo desenvolvimento da SMAM, que anualmente define um tema a ser trabalhado em prol da prática.
Instituído pela Lei nº13.435/2017, agosto também passou a ser considerado o mês do aleitamento materno no Brasil. Intitulado como Agosto Dourado, o movimento visa promover ações que estimulem a prática. A cor dourada foi selecionada para representar o padrão ouro de qualidade do leite materno.
Combate à mortalidade infantil – Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças.
A importância do leite materno -O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o bebê, facilita a digestão, hidrata e protege contra doenças infecciosas e alergias, bem como melhora a resposta à vacinação e diminui as chances de mortalidade infantil. Porém, não é só o bebê que se beneficia com a amamentação, pois além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho, o aleitamento materno também protege a mulher contra alguns tipos de câncer, ajuda na recuperação pós-parto, reduz a depressão, entre outros.
– Cuidados na hora de amamentar – Procurar um ambiente tranquilo; Escolher uma posição confortável para a mãe e o bebê; Concentrar-se na amamentação e no bebê; Apoiar o bebê em um travesseiro ou almofada; Manter o bebê com a cabeça voltada para o seio materno; Manter o corpo e a cabeça do bebê alinhados; Colocar o dedo no canto da boca do bebê, para interromper ou reiniciar a amamentação. A amamentação deve ser oferecida sempre que o bebê manifestar vontade. – A técnica famosa de amamentação consiste em fazer com que o bebê abocanhe a maior parte da aréola, com a boca bem aberta e os lábios inferiores e superiores virados para fora, simulando uma boca de peixinho. Assim, é garantida a retirada adequada do leite do peito. A pega incorreta pode causar dor, fissuras e rachaduras no mamilo, que resultam em dificuldades na amamentação, pois o bebê não conseguirá sugar todo o leite necessário, levando a mãe a acreditar que o leite não é suficiente. Além disso, alguns sinais indicam que a pega está inadequada, como: bochechas do bebê encovadas a cada sucção formando a famosa “covinha”, ruídos da língua e a mama aparentar estar esticada ou deformada durante a mamada.
E-book: incentivo ao aleitamento materno. Todos os anos, a Fundação Abrinq divulga novas informações e realiza ações para incentivar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementar até os 2 anos. Para explicar como toda a família pode se envolver e ajudar na amamentação, bem como esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto, ela produziu o e-book Aleitamento materno: um guia para toda família. Disponível gratuitamente para download aqui.
Outras informações: PREVENÇÃO CONTRA ANEMIAS: Por ser constituído por diversas substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o leite materno contribui também para a prevenção de anemias no bebê. São elementos, como a vitamina B12 e o ácido fólico, muito importantes para a produção de células vermelhas, responsáveis pela produção de oxigênio no sangue, que previnem o adoecimento da criança.
BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO PARA A MÃE – Além dos inúmeros benefícios da amamentação na vida do bebê, a mãe também acaba sendo protegida e favorecida pela produção de leite e pela amamentação em si. Entre os principais benefícios que a mãe obtém ao amamentar, estão: Diminuição do sangramento no período pós-parto; -Aceleração na perda de peso; Redução da incidência de cânceres de mama, do ovário e do endométrio; Proteção contra doenças cardiovasculares; Proteção contra a osteoporose.