JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.732-SINDES.ORG.BR
PARABÉNS UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) EM SEUS 37 ANOS DE EXISTÊNCIA(1986 A 2023).
A Universidade Regional do Cariri (URCA) é uma Universidade Pública Estadual, com sede administrativa na cidade de Crato(CE), envolvendo nove campi distribuídos nas cidades cearenses de Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. A instituição concentra-se em uma comunidade acadêmica de aproximadamente, 12.500 estudantes de cerca de 111 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, usuários dos cursos de graduação, programas especiais pós-graduação lato sensu., mestrado e doutourado. Foi criada pela Lei Estadual nº 11.191, de 09 de junho de 1986, sob a forma de autarquia de regime especial e autorizada pelo Decreto nº 94.016, de 11 de Fevereiro de 1987 instalada oficialmente em 7 de março de 1987.
A entidade integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculado à Secretaria da Ciência e Tecnologia. O quadro de servidores abrange 238 funcionários técnicos-administrativos, entre efetivos e terceirizados, 371 professores efetivos, 153 professores temporários e 80 professores substitutos lotados na unidades de ensino nos diferentes campi dos 33 cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além de 45 cursos de Pós-Graduação, quatro Programas Especiais de Formação Pedagógica e duas Residências, uma Multiprofissional em Saúde.
A URCA iniciou suas atividades a partir dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Tecnologia da Construção Civil, oriundos da Universidade Estadual do Ceará – UECE e cursos da Fundação Padre Ibiapina (Faculdade de Filosofia do Crato) História Natural, Geografia, Letras e Pedagogia. Nos seus 37 anos de fundação da entidade foram graduados cerca de 21.593 alunos, de excelente qualificação em licenciatura e o bacharelato e 302 discentes no programa Plataforma Freire, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e 207 no curso de graduação do programa especial de formação pedagógica, com pólos espalhados por toda região. Modernizou a infraestrutura e progrediu com projetos de melhoria, com a ampliação dos campi Crajubar e Pimenta.
A qualificação dos docentes teve início em 1990 e atualmente conta com o corpo de mestres composto por 140 doutores, 140 mestres, 44 especialistas. A URCA é a única Universidade Brasileira que possui em sua estrutura um geoparque reconhecido pela UNESCO, o Geopark Araripe, e um dos principais museus de paleontologia do país, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas e um Núcleo de Acessibilidade. A entidade de ensino superior vem contibuído significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em sintonia com as aspirações da sociedade, constituiu-se agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará, prioritariamente, conforme o seu regimento.
O Herbário CARIRIENSE DÁRDANO DE ANDRADE-LIMA da Universidade Regional do Cariri (URCA), com 29 anos de criação faz parte do equipamento do Departamento de Ciências Biológicas e foi fundado em 19 de setembro de 1992, pelo reitor Dr. Manoel Edmilson do Nascimento. A partir de então, recebeu o nome HERBÁRIO CARIRIENSE DÁRDANO DE ANDRADE-LIMA em homenagem ao notável botânico nordestino DÁRDANO DE ANDRADE-LIMA. A coleção teve início a partir de 150 exemplares obtidas através de doação. E ao longo dos anos tem sido incrementado com amostras de espécies da Flora do Estado do Ceará, especialmente da região do Cariri cearense. Atualmente, abriga uma acervo composta de 15.650 espécimes de diversos grupos vegetais e fungos. Um conjunto dinâmica utilizada pela equipe responsável, para divulgação científica e atividades que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão. Além de contribuir ativamente para formação de pessoal e das Artes. A Rádio Universitária Urca foi criada o âmbito da estrutura da Universidade Regional do Cariri, vinculada à PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, a partir da aprovação do Regimento Geral, em reunião dos Conselhos, em 29 de abril de 2019. É uma emissora de radiodifusão em Frequência Modulada 94.3, com autorização de funcionamento nos termos da legislação em vigor, e transferência de responsabilidade de gestão à Fundação Universidade Regional do Cariri.
REITORES E VICE REITORES Antônio Martins (1986-1987); José Teodoro Soares e Gonçalo Farias Filho(1987-1990); Manuel Edimilson do Nascimento e Gonçalo Farias Filho (1990 1996); Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau e Plácido Cidade Nuvens (1996 a 2003); André Luiz Herzog Cardoso e José Nilton de Figueiredo(2003 a 2007); Plácido Cidade Nuvens e Antônia Otonite (2007 a 2011); Antônia Otonite de Oliveira Cortez(2011 2015); José Patrício Pereira Melo e Francisco do O’ Lima Junior (2015 a 2019); Francisco do O’ de Lima Junior e Carlos Kleber Nascimento de Oliveira (2019 – atual).
CURSOS DE GRADUAÇÃO: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas. Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia de Produção, Geografia, História; Letras, Matemática; Medicina; Pedagogia, Química; Teatro; Tecnologia da Construção Civil – Edifícios; Tecnologia da Construção Civil – Estradas; Tecnologia em Gestão de Turismo, além do sistema de Universidade Aberta do Brasil – Ensino a Distância(EAD).
A Diretoria, filiados, servidores do SINDESP estão plenamente, integrados nas festividades comemorativas do aniversário da URCA. Parabenizam e agradecem pela relevante missão de incrementar o desenvolvimento econômico, social e cultural da Região, em especial, do Estado do Ceará.