JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.802 –SINDESP.ORG.BR.
SOBRAL(CE), FELIZ ANIVERSÁRIO POR 250 ANOS DE FUNDAÇÃO
EM 05.07.2023 A “PRINCESINHA DO NORTE” COMPLETA 250 ANOS UM DOS MAIORES MUNICÍPIOS DO CEARÁ Sobral é um município brasileiro no interior do estado do Ceará, localizada entre duas grandes capitais, Fortaleza, a cerca de 240 km, 4ª maior capital do país e Teresina, capital do Piauí, localizada a 360 km. Com uma população de 203.023 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2022, é o quinto município mais povoado do estado e o segundo maior do interior. Com uma taxa de urbanização de 88,35%. Sobral é o segundo município mais desenvolvido do estado do Ceará, atrás apenas de Fortaleza, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). É também é líder em trabalhadores com carteira assinada no interior do Ceará e possui a quarta maior arrecadação em ICMS do Estado, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O município é destaque nas exportações, sendo o único município do interior que compete com a Capital a liderança nas exportações do Estado. A cidade de Sobral é considerada, de acordo com o IBGE, uma Capital Regional.Com um PIB de R$ 4.774,446 bilhões, segunda maior economia do interior do Ceará e a 10ª maior economia do interior nordestino, também o maior centro universitário e o maior centro de saúde do interior do Ceará. O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 26,2 graus Celsius e com uma altitude de 70 metros, chegando até os 120 metros nas áreas mais altas da cidade. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, consequentemente, ao Maranhão e ao Pará. A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, após um grupo de cientistas ter acompanhado o eclipse solar de 29 de maio de 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999. Sobral foi apontada por 3 vezes (2011/12, 2013/14 e 2017/2018) pelo guia de investimentos estrangeiros editado pelo grupo jornalístico britânico Financial Times como uma das 10 cidades do futuro da América, a única cidade brasileira do seu porte.
HISTÓRIA – As terras às margens do rio Acaraú eram habitadas por diversas etnias indígenas, dentre elas os ARERIÚS, JAIBARAS, entre outras. Conforme registra Dom José em sua História de Sobral, os ARERIÚS habitavam uma e outra margem do rio Acaraú, eram bravos e indóceis, e pertenciam à raça dos Tapuias. Com a emigração dos fugitivos que fugiam da guerra dos portugueses com os holandeses, após a rendição dos destes pelo Tratado de Taborda no século XVII, a futura cidade de Sobral teve início, ao redor da Fazenda Caiçara, fundada em 1712 erguida por Antônio Rodrigues Magalhães, uma fazenda que convergia com as rotas das boiadas na época da carne de charque. Nas terras da Fazenda Caiçara foi edificada a Matriz da Caiçara e ao redor desta aglutinou-se um povoado. Depois foi construída a Igreja do Rosário e do Bom Parto, e ao redor destas surgiram moradias. Destas iniciativas surgiram a povoação chamada Caiçara, que foi elevada à categoria de vila em 1773 com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral e recebeu foros de cidade em 1841.Na segunda metade do século XVIII com o sucesso econômico da Charqueada, o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza, sendo assim, nesta época, uma das mais importantes cidades do Ceará, junto com as cidades de Icó e Aracati. Sobral era o centro intermediador dos produtos agrícolas da Serra da Meruoca e da Serra Grande para o resto do estado do Ceará e para o estado do Piauí. Em 1861, foi proibido o sepultamento nos arredores das igrejas e desta forma criado o primeiro cemitério de Sobral, o Cemitério de São José. Foi um dos centros abolicionistas do Ceará desde 1871. Quando foi proclamada a libertação dos escravos em 1888, a cidade já não tinha nenhuma pessoa escravizada desde 2 de janeiro de 1884, tendo sido a 23ª cidade do Ceará a aderir ao movimento abolicionista. Com as secas de 1877 e 1879, foi iniciado o projeto da Estrada de Ferro de Sobral com o intuito de ligar Sobral a um porto, no caso Camocim e assim criar um escoadouro dos produtos da Serra da Meruoca e da Serra Grande bem da produção de gado vacum e cavalar dos sertões de Irauçuba e Santa Quitéria, dando também a Princesa do Norte uma maior assistência devidos aos problemas gerados pela seca. Com isto foi inaugurada, em 1882, uma estação de trem, o que veio consolidar Sobral como centro urbano e comercial. Com a ascensão da economia do algodão, no século XX, a industrialização chega a Sobral, onde foi instalado uma indústria de beneficiamento do algodão (Companhia Industrial de Algodão e Óleo) e uma de tecelagem (Fabrica de Tecido .
Monumento em Homenagem a Albert Einstein na UVA – Em 1919, Sobral, junto com a Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, foi o palco de uma importante confirmação da física. A Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington se deslocou para os dois lugares a fim de comprovar (graças ao eclipse solar de 29 de maio de 1919) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra. Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade. No dia do eclipse a Ilha do Príncipe apresentou mau tempo o que prejudicou e muito o trabalho. O céu estava bastante nublado, fazendo com que apenas duas das várias fotografias efetuadas apresentassem imagens de estrelas. Já em Sobral as condições meteorológicas foram muito melhores. Aqui foram obtidas sete boas imagens do fenômeno. Como lembrança de tal fato, foi construído na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, um monumento e posteriormente um museu, chamado de Museu do Eclipse, que homenageia a cidade e os físicos e astrônomos que participaram da descoberta. Em 1924, no território de Sobral foi inaugurado mais uma estação de trem (Jaibaras)Na segunda metade do século XX, Sobral consolidou a Princesa do Norte como potência regional devido a ligação desta a Capital da Terra da Luz, via os caminhos de ferro. Em 1950, a Estrada de Ferro de Itapipoca alcançou Sobral, e mais uma estação de trem é construída nas terras sobralenses, estação Humberto Monte. Geografia -Hidrografia e recursos hídricos. As principais fontes de água fazem parte das bacia dos rios Acaraú e do Litoral, sendo os principais afluentes destes os riachos Carioca, Madeira, do Mendes, Papoco, Riachão e Santa Luzia e outros tantos. Existem diversos açudes que abastecem tanto a sede como distritos do município. Os açudes inseridos na bacia do Acaraú são: Mocambinho , Sobral (Cachoeira), Arrebita e Jaibaras sendo este o de maior porte. Já na bacia do Litoral encontram os açudes: Patos, na divisa com o município de Irauçuba, Açude Santo Antônio do Aracatiaçu e Santa Maria do Aracatiaçu. No norte de Sobral, na divisa com o município de Miraíma, encontra-se o Açude São Pedro Timbaúba. Completando o sistema hídrico do município existem duas grandes adutoras: dos rios Jaguaribe e Acaraú. É motivo de muita alegria e nada mais justo parabenizar os munícipes sobralenses pelo 250 anos pela emancipação de seu querido município, formado por gente de bem, guerreira, honesta, trabalhadora responsável pela existência, progresso, crescimento e desenvolvimento econômico e social.
FELIZ ANIVERSÁRIO SOBRAL. São os votos da Diretoria, filiados e servidores do SINDESP.