SINDESP

Aniversários Em Destaque De Setembro

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.161- SINDESP.ORG.BR

FRANCISCO JOSENIO CAMELO PARENTE(06/09/202) – Cientista Político com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Estágio pós-doutoral também em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, vinculado programa de programa de pós-graduação em Políticas Públicas, com concentração em Ciência Política, e professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Grupo de Pesquisa Democracia e Globalização cadastrado na plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, representação política, política cearense e nova ordem internacional. Convidado pelo Professor Torquato de TELLA para compor, juntamente com vários intelectuais, em obra intitulada Repertorio Político Latino Americano, coordenado por ele, como um dos quatrocentos pensadores latino americanos que contribuíram para una VISIÓN DE LA SOCIEDAD Y LA POLÍTICA DE NUESTRO CONTINENTE, CON FUERTE ORIENTACIÓN HISTÓRICA, Y SIN DEJAR

DE LADO ELEMENTOS DE ECONOMÍA Y DE CULTURA?

 

MANASSES CLAUDINO FONTELES (07/09/2022 – Graduado em Medicina (UFC), doutorado em Farmacologia pela Faculdade Médica(Geórgia-USA), pós-doutorado na Universidade de Rochester (Nova YORK-USA), REITOR DA UECE (1996 a 2003) da Faculdade Evangélica Mackenzie, professor Emérito da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará, várias especializações, consagrado pesquisador, em especial em Farmacologia Cardiorrenal e Farmacologia e Terapia  Experimental, professor da Universidade de Virginia(USA), do Curso de Medicina(UFC), membro da Academia Nacional  Médica, Academia Cearense de Ciências, Academia Brasileira de Ciências, várias publicações científicas de expressão internacional e  fundador do Curso de Medicina da UECE. Atua, principalmente nos seguintes temas: preservação renal para transplante, hormônios natriuréticos e anti-hipertensivos como   a GUANILINA, mecanismos de proteção vascular no diabetes e efeitos nefrotóxicos e de toxina animais.

 

LUIZ TAVARES JUNIOR(07/09/2022), graduado em Letras(UFC), Filosofia (UFC), expressivas especializações universitárias em Línguas Neolatinas, notável em Literatura Portuguesa, ocupou importantes cargos/funções em especial de vice-reitor, chefe de departamento, escritor, editor, tradutor, e conferencista. Tavares como mestre exemplar, abnegado, generoso transferiu mais de 500 livros das áreas de letras, literatura, filosofia e ciências sociais para a biblioteca da UECE oriundos do seu expressivo acervo, grande gesto de nobreza e compromisso com o ensino educacional.

Parabenizamos-lhes pelas respectivas e eminentes datas, consagrados defensores do sindicalismo, mormente das causas trabalhistas. Desejamos-lhes muita paz, alegria, amizade, saúde, fé, esperança, progresso e felicidade.