JESS – Portal da Notícia – Edição 2.069 – sindesp.org.br
Padroeira de Fortaleza
Segundo a crença, Maria de Nazaré, que esteve presente na vida, perseguição e morte de Jesus, também participou da sua glória por ser erguida em reconhecimento ao mérito de Mãe do filho de Deus.
História da Nossa Senhora da Assunção
A Assunção de Nossa Senhora é entendida como a glorificação antecipada de Maria para participar da glória de seu filho Jesus, sendo elevada ao céu de corpo e alma por graça e privilégio. De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão “DORMIÇÃO DE MARIA”. A Assunção de Maria ao céu é vista como a antecipação da ressurreição dos cristãos e foi proclamada dogma de fé pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. Na solenidade realizada em 1º de novembro de 1950, o líder da Igreja Católica declarou: “Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Em fortaleza, o dia da assunção de nossa senhora é considerado feriado religioso, por ser a padroeira da cidade e também em outras localidades brasileiras. Porém as festividades sacras são realizadas em todo o território nacional.