SINDESP

ASSUNTOS DIVERSOS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO – 6.210 –SINDESP.ORG.BR                 

26 DE JUNHO DE 2025

O DIABETES MELLITUS (DM) É UMA SÍNDROME METABÓLICA DE ORIGEM MÚLTIPLA, DECORRENTE DA FALTA DE INSULINA E/OU DA INCAPACIDADE DE A INSULINA EXERCER ADEQUADAMENTE SEUS EFEITOS. A INSULINA É PRODUZIDA PELO PÂNCREAS E É RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DO METABOLISMO DA GLICOSE E A FALTA DESSE HORMÔNIO PROVOCA DÉFICIT NA METABOLIZAÇÃO DA GLICOSE E, CONSEQUENTEMENTE, DIABETES. CARACTERIZA-SE POR ALTAS TAXAS DE AÇÚCAR NO SANGUE (HIPERGLICEMIA) DE FORMA PERMANENTE.

TIPOS: – TIPO 1: CAUSADA PELA DESTRUIÇÃO DAS CÉLULAS PRODUTORAS DE INSULINA, EM DECORRÊNCIA DE DEFEITO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO EM QUE OS ANTICORPOS ATACAM AS CÉLULAS QUE PRODUZEM A INSULINA. OCORRE EM CERCA DE 5 A 10% DOS DIABÉTICOS. – TIPO 2: RESULTA DA RESISTÊNCIA À INSULINA E DE DEFICIÊNCIA NA SECREÇÃO DE INSULINA. OCORRE EM CERCA DE 90% DOS DIABÉTICOS. – DIABETES GESTACIONAL: É A DIMINUIÇÃO DA TOLERÂNCIA À GLICOSE, DIAGNOSTICADA PELA PRIMEIRA VEZ NA GESTAÇÃO, PODENDO OU NÃO PERSISTIR APÓS O PARTO. SUA CAUSA EXATA AINDA NÃO É CONHECIDA. OUTROS TIPOS: SÃO DECORRENTES DE DEFEITOS GENÉTICOS ASSOCIADOS COM OUTRAS DOENÇAS OU COM O USO DE MEDICAMENTOS. PODEM SER: DEFEITOS GENÉTICOS DA FUNÇÃO DA CÉLULA BETA; DEFEITOS GENÉTICOS NA AÇÃO DA INSULINA; DOENÇAS DO PÂNCREAS EXÓCRINO (PANCREATITE, NEOPLASIA, HEMOCROMATOSE, FIBROSE CÍSTICA, ETC.); INDUZIDOS POR DROGAS OU PRODUTOS QUÍMICOS (DIURÉTICOS, CORTICÓIDES, BETABLOQUEADORES, CONTRACEPTIVOS, ETC.). PRINCIPAIS SINTOMAS DO DM TIPO 1: VONTADE DE URINAR DIVERSAS VEZES; FOME FREQUENTE; SEDE CONSTANTE; PERDA DE PESO; FRAQUEZA; FADIGA; NERVOSISMO; MUDANÇAS DE HUMOR; NÁUSEA; VÔMITO. PRINCIPAIS SINTOMAS DO DM TIPO 2: INFECÇÕES FREQUENTES; ALTERAÇÃO VISUAL (VISÃO EMBAÇADA); DIFICULDADE NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS; FORMIGAMENTO NOS PÉS; FURÚNCULOS.

COMPLICAÇÕES: O TRATAMENTO CORRETO DO DIABETES SIGNIFICA MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL, EVITANDO DIVERSAS COMPLICAÇÕES QUE SURGEM EM CONSEQUÊNCIA DO MAU CONTROLE DA GLICEMIA. O PROLONGAMENTO DA HIPERGLICEMIA (ALTAS TAXAS DE AÇÚCAR NO SANGUE) PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS À SAÚDE: RETINOPATIA DIABÉTICA: LESÕES QUE APARECEM NA RETINA DO OLHO, PODENDO CAUSAR PEQUENOS SANGRAMENTOS E, COMO CONSEQUÊNCIA, A PERDA DA ACUIDADE VISUAL; – NEFROPATIA DIABÉTICA: ALTERAÇÕES NOS VASOS SANGUÍNEOS DOS RINS FAZEM COM QUE HAJA A PERDA DE PROTEÍNA NA URINA; O ÓRGÃO PODE REDUZIR SUA FUNÇÃO LENTAMENTE, PORÉM DE FORMA PROGRESSIVA, ATÉ SUA PARALISAÇÃO TOTAL; – NEUROPATIA DIABÉTICA: OS NERVOS FICAM INCAPAZES DE EMITIR E RECEBER AS MENSAGENS DO CÉREBRO, PROVOCANDO SINTOMAS COMO: FORMIGAMENTO, DORMÊNCIA OU QUEIMAÇÃO DAS PERNAS, PÉS E MÃOS; DORES LOCAIS E DESEQUILÍBRIO; ENFRAQUECIMENTO MUSCULAR; TRAUMATISMO DOS PELOS; PRESSÃO BAIXA; DISTÚRBIOS DIGESTIVOS; EXCESSO DE TRANSPIRAÇÃO E IMPOTÊNCIA; – PÉ-DIABÉTICO: OCORRE QUANDO UMA ÁREA MACHUCADA OU INFECCIONADA NOS PÉS DESENVOLVE UMA ÚLCERA (FERIDA). SEU APARECIMENTO PODE OCORRER QUANDO A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA É DEFICIENTE E OS NÍVEIS DE GLICEMIA SÃO MAL CONTROLADOS. QUALQUER FERIMENTO NOS PÉS DEVE SER TRATADO RAPIDAMENTE PARA EVITAR COMPLICAÇÕES QUE PODEM LEVAR À AMPUTAÇÃO DO MEMBRO AFETADO; – INFARTO DO MIOCÁRDIO E ACIDENTE VASCULAR: OCORREM QUANDO OS GRANDES VASOS SANGUÍNEOS SÃO AFETADOS, LEVANDO À OBSTRUÇÃO (ARTERIOSCLEROSE) DE ÓRGÃOS VITAIS COMO O CORAÇÃO E O CÉREBRO. O BOM CONTROLE DA GLICOSE, SOMADO À ATIVIDADE FÍSICA E MEDICAMENTOS QUE POSSAM COMBATER A PRESSÃO ALTA E O AUMENTO DO COLESTEROL E A SUSPENSÃO DO TABAGISMO, SÃO MEDIDAS IMPRESCINDÍVEIS DE SEGURANÇA. A INCIDÊNCIA DESTE PROBLEMA É DE 2 A 4 VEZES MAIOR NAS PESSOAS COM DIABETES; INFECÇÕES: O EXCESSO DE GLICOSE PODE CAUSAR DANOS AO SISTEMA IMUNOLÓGICO, AUMENTANDO O RISCO DA PESSOA COM DIABETES CONTRAIR ALGUM TIPO DE INFECÇÃO. ISSO OCORRE PORQUE OS GLÓBULOS BRANCOS (RESPONSÁVEIS PELO COMBATE AOS VÍRUS, BACTÉRIAS, ETC.) FICAM MENOS EFICAZES COM A HIPERGLICEMIA. O ALTO ÍNDICE DE AÇÚCAR NO SANGUE É PROPÍCIO PARA QUE FUNGOS E BACTÉRIAS SE PROLIFEREM EM ÁREAS COMO BOCA E GENGIVA, PULMÕES, PELE, PÉS, GENITAIS E LOCAL DE INCISÃO CIRÚRGICA.

PREVENÇÃO E CONTROLE: PACIENTES COM HISTÓRIA FAMILIAR DE DM DEVEM SER ORIENTADOS A: – MANTER O PESO NORMAL; NÃO FUMAR; CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL; EVITAR MEDICAMENTOS QUE POTENCIALMENTE POSSAM AGREDIR O PÂNCREAS; PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA REGULAR. PACIENTES COM DM DEVEM SER ORIENTADOS A: – REALIZAR EXAME DIÁRIO DOS PÉS PARA EVITAR O APARECIMENTO DE LESÕES; MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; UTILIZAR OS MEDICAMENTOS PRESCRITOS; PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS; MANTER UM BOM CONTROLE DA GLICEMIA, SEGUINDO CORRETAMENTE AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS.

FATORES DE RISCO – ALÉM DOS FATORES GENÉTICOS E A AUSÊNCIA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, EXISTEM OUTROS FATORES DE RISCO QUE PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES. DIAGNÓSTICO DE PRÉ-DIABETES; PRESSÃO ALTA; PAIS, IRMÃOS OU PARENTES PRÓXIMOS COM DIABETES; COLESTEROL ALTO OU ALTERAÇÕES NA TAXA DE TRIGLICÉRIDES NO SANGUE; DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS; DIABETES GESTACIONAL; MULHER QUE DEU À LUZ CRIANÇA COM MAIS DE 4KG; SOBREPESO, PRINCIPALMENTE SE A GORDURA ESTIVER CONCENTRADA EM VOLTA DA CINTURA; SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS; APNEIA DO SONO; USO DE MEDICAMENTOS DA CLASSE DOS GLICOCORTICOIDES. DIAGNÓSTICO DE DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS – ESQUIZOFRENIA, DEPRESSÃO, TRANSTORNO BIPOLAR; FERIDAS QUE DEMORAM PARA CICATRIZAR; VISÃO EMBAÇADA.

FONTES: MINISTÉRIO DA SAÚDE. PLANO DE REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E AO DIABETES MELLITUS: HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. – ESTIMA-SE QUE MAIS DE 589 MILHÕES DE ADULTOS EM TODO O MUNDO VIVEM COM DIABETES, DE ACORDO COM A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE DIABETES. O BRASIL OCUPA UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSE CENÁRIO, SENDO O SEXTO PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE CASOS, COM APROXIMADAMENTE 20 MILHÕES DE PESSOAS. APESAR DISSO, MAIS DE 50% DA POPULAÇÃO QUE POSSUI A CONDIÇÃO NÃO SABE QUE A TEM, DE ACORDO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. APESAR DISSO, MAIS DE 50% DA POPULAÇÃO QUE POSSUI A CONDIÇÃO NÃO SABE QUE A TEM.

EM 24.06.202- DIA MUNDIAL VITILIGO É CARACTERIZADO POR LESÕES CUTÂNEAS DE HIPOPIGMENTAÇÃO, OU SEJA, DIMINUIÇÃO DA COR, COM MANCHAS BRANCAS DE TAMANHO VARIÁVEL NA PELE. AS LESÕES SE FORMAM DEVIDO À DIMINUIÇÃO OU AUSÊNCIA DE MELANÓCITOS (AS CÉLULAS) RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA MELANINA, PIGMENTO QUE DÁ COR À PELE) NOS LOCAIS AFETADOS.  EM 24 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDA –  É UM PROBLEMA FREQUENTE EM IDOSOS. ELA PODE ACONTECER DEVIDO A FATORES RELACIONADOS AO ESTADO DE SAÚDE DA PESSOA, ENTRE ELES, O USO DE MEDICAMENTOS, DISTÚRBIOS DE LOCOMOÇÃO, FALTA DE EQUILÍBRIO, FRAQUEZA MUSCULAR E SEDENTARISMO, BEM COMO A DIFICULDADES PROPICIADAS PELO AMBIENTE, ENTRE ELAS, PISOS ESCORREGADIOS, ENCERADOS OU MOLHADOS, AUSÊNCIA DE CORRIMÃO, ASSENTOS SANITÁRIOS MUITO BAIXOS, CALÇADOS INAPROPRIADOS E TAPETES SOLTOS.  EM 24.06.2025 – A FISSURA LABIOPALATINA, TAMBÉM CONHECIDA COMO LÁBIO LEPORINO E/OU FENDA PALATINA, É UMA MALFORMAÇÃO CONGÊNITA QUE OCORRE QUANDO O LÁBIO E/OU O PALATO (CÉU DA BOCA) NÃO SE FECHAM COMPLETAMENTE DURANTE A GESTAÇÃO. ESSA CONDIÇÃO PODE AFETAR A FALA, ALIMENTAÇÃO E AUDIÇÃO DA CRIANÇA, MAS EXISTEM TRATAMENTOS EFICAZES DISPONÍVEIS. 

RECADASTRAMENTO E PROVA DE VIDA COM TÉRMINO PREVISTO PARA 30.06.2025(SEGUNDA-FEIRA) – EVITE BLOQUEIO SALARIAL – CUMPRA A SUA OBRIGAÇÃO FUNCIONAL – CEARAPREV – (85) 3108-0135 –  CENTRAL DE ATENDIMENTO SINDESP – (85) 3292-5091. – FOLHA DE PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO DO ESTADO EM JUNHO-2025 E 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO – DISPONÍVEIS EM 01.07.2025(TERÇA-FEIRA) – RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DA PARCELA DO 2º LOTE DEVERÁ SER PAGA EM 30.06.2025(SEGUNDA-FEIRA).

EM MANHETES – FEBRE DO OROPOUCHE MOSQUITO MERUM ATACA A REGIÃO DO MACIÇO DE BAURITE – SAÚDE PÚBLICA – O PODER DAS PROTEÍNAS – AJUDE A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA –  INICIATIVA PARA SAÚDE E BEM-ESTAR ELEVAM UECE EM RANKING GLOBAL BASEADO NOS ODS DA ONU – IMPACT RANKINGS 2025 FRANCISCO AFONSO MACHADO BOTELHO (ECONOMISTA), MEIO SÉCULO DEDICA SUA VIDA AO ENSINO SUPERIOR; O EX-ALUNO DA UECE, PROFESSOR AURÉLIO WILDSON NA TRAJETÓRIA TRANSFORMADORA; O MÉDICO ANTÔNIO MAXWELL LIMA ACÁCIO RECEBERAM HOMENAGENS DA UECE RELATIVAS AS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS CE – A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA) – JUNHO VERMELHO/LARANJA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E ANEMIA – LITERATURA DE CORDEL NO SINDESP COM  PE. ARTUR PINHEIRO – MARCA RECORDE DE EDIÇÃO 6.200 – JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –  SOLIDARIEADE.