JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.710 SINDESP.ORG.BR
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO CEARÁ – UECE
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu inscrições, no período de 24 a 28 de maio, para seleção de supervisor de disciplina de graduação do curso de Medicina. São oferecidas 67 vagas, por semestre, em diversas áreas. Podem se candidatar profissionais com graduação em Medicina, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, Residência Médica e/ou título de Especialização na área para a qual se inscreve e que seja servidor público integrante da lotação da Secretaria de Saúde, em exercício. A inscrição é gratuita, pela internet, por meio de formulário eletrônico com envio da documentação descrita nesta Chamada Pública nº 31/2023.Os candidatos aprovados, requisitados e cedidos à UECE permanecerão cedidos até a conclusão do ano letivo, que engloba dois semestres, sendo possível prorrogação de sua cessão caso haja interesse da Coordenação do Curso.
GEOPARK ARARIPE NA REGIÃO DOP CARIRI
A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Laboratório de Paleontologia e do GEOPARK ARARIPE realizou recentemente, curso de Combate ao tráfico de fósseis para a Polícia Rodoviária Federal – PRF. Participaram 12 policiais rodoviários federais. Os professores da URCA, Álamo Saraiva, RENAN BANTIM E RARISSON SAMPAIO, deram palestras sobre legislação, identificação e acondicionamento de fósseis. O grupo de policiais do curso conheceu em campo as principais unidades GEOLÓGICAS FOSSILÍFERAS da Bacia do Araripe, como também, as áreas de exploração do calcário laminado (pedra cariri) e gipsita nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, através de aulas de campo. São ações que possibilitam através do conhecimento científico aliado à segurança, o combate ao tráfico de fósseis na Bacia do Araripe, dando protagonismo à Universidade desse trabalho com os docentes da instituição. O curso também possibilitou aos participantes visita ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, onde se encontra um dos maiores acervos de fósseis do período Cretácea do planeta.
EM MOMENTO DE CONGREGAR debates e ações em prol da pessoa com deficiência foi realizado por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), e instituições parceiras, com a realização da I Ciranda Inclusiva, Caminhos educacionais para inclusão da pessoa com deficiência. O evento aconteceu através do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC/URCA), IFCE e UFCA. Oficinas, palestras e compartilhamentos de experiências marcaram o momento. Com diversos trabalhos já realizados através do Núcleo, a URCA passou a ser uma referência sobre o assunto, levando a participação em cada mesa de pessoas com deficiência, a exemplo do autismo, surdez ou mesmo visual, para relatarem suas experiências e aprendizados. O evento integrado ocorreu no final de abril. Como possibilitar avanços na legislação, como a Lei de Libras, além dos debates direcionados ao autismo estiveram em pauta, além das oficinas e palestras com a parceria do NAPNE – Núcleo de Apoio e Assistência a Pessoas com Necessidades Específicas do IFCE, além da UFCA. Dentro da perspectiva de inclusão, todas as mesas de debates contaram com pessoas com deficiência, de acordo com os temas escolhidos, para dar voz e vez aos participantes. Através do NUARC, a URCA tem fortalecido atuação para aprimorar as suas ações, no intuito de promover a inclusão. Na ocasião da realização da I Ciranda, houve o compartilhamento de experiências, como a de uma mãe de criança autista que se formou pela instituição, e de Nelson, pessoa com surdez e aluno do mestrado em Educação da Universidade.
O CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) – CAMPUS MISSÃO VELHA, REALIZARÁ ENTRE os dias 29 e 31 de maio, a primeira edição dos Seminários, com o tema “ÉTICA NA PESQUISA ACADÊMICA”. O Seminário traz uma temática importante para discussão, que envolve questões contemporâneas, como Inteligência Artificial e Aspectos Jurídicos do Plágio.