SINDESP

ASSUNTOS DIVERSOS

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO SINDESP 35 ANOS (13 DE SETEMBRO DE 1989)

FAZER PARTE DESSA AGREMIAÇÃO SINDICAL É UM ORGULHO E COMEMORAR MAIS UM ANIVERSÁRIO. É UMA INCOMPARÁVEL ALEGRIA, ALÉM DO EXPRESSIVO RESPEITO, DO ELEVADO RECONHECIMENTO E DA DIVINA GRATIDÃO.

5.500 EDIÇÕES DO JESS PORTAL DA NOTÍCIA (JORNAL ELETRÔNICO)

SINDESP – HOJE E SEMPRE O SEU SINDICATO – AQUI SEU LUGAR

PARABÉNS A SOCIEDADE CEARENSE, EM ESPECIAL, A COMUNIDADE SINDICAL E AS ENTIDADES UNIVERSITÁRIAS PELA ORGANIZAÇÃO DE REFERÊNCIA 

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 5.004- SINDESP.ORG.BR

Estão abertas de 09.09.a 09.2024 as inscrições para candidatos a diretores e vice-diretores de Centros, Faculdades e Instituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para o quadriênio 2024/2028.Poderão se candidatar aos cargos, os professores integrantes da Carreira de Magistério Superior da UECE que estejam no efetivo exercício de suas funções, desde que aprovado seu estágio probatório. As inscrições devem ser requeridas por formulário padronizado, via GOOGLE FORMS, disponibilizado em https://forms.gle/Hi6uuc9jTJcxurub6, acessado e preenchido exclusivamente por meio do e-mail institucional, anexando em campo próprio a certidão individual, expedida recentemente pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP) da FUNECE, constando a situação funcional atualizada do candidato, conforme consta nos editais nº 45 e 46/2024.

O Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completa 30 anos de trajetória em 2024, destacando-se como um importante grupo de pesquisa de produção científica e formação de profissionais no campo da Saúde Coletiva no Brasil. Fundado em 1994 e institucionalizado.

Em 1995, sob a liderança do professor, pesquisador e ex-reitor da UECE, professor José Jackson Coelho Sampaio, o GPVT prepara-se para celebrar três décadas de atividades com o I Seminário Teórico-Crítico.

Após ampliação do predial no Restaurante Universitário (RU) do campus ITAPERI, a comunidade acadêmica inaugurou em 04.09.204 o novo espaço que integra o equipamento. A expansão comporta até 80 pessoas, o que permite atender mais 720 usuários por dia para o almoço, sendo a média atual 2 mil atendimentos diários, além de 120 jantares servidos. O alargamento no anexo que já existia no RU proporciona maior acolhida e conforto. No pico de atendimento, do horário de meio-dia, não teremos mais grandes filas, nem congestionamentos no salão. É possível ver hoje o salão livre, tem assentos livres, as pessoas escolhem onde sentar, seja no lado antigo ou no lado novo. Isso vai facilitar o acesso, o conforto e o fluxo das pessoas que estão no RU, pois estamos proporcionando uma maior capacidade instalada de atendimento e rotatividade de alunos, professores e servidores”.

Alunos da primeira turma do curso de Direito realizaram em 03.09.2024 uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A comitiva foi recepcionada pelo presidente do TRE-CE, Desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que acolheu os estudantes e proporcionou uma experiência enriquecedora, aprofundando o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral.

A tese da discente egressa do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Luciana Nogueira Nobrega, defendida em setembro de 2023, é uma das finalistas do Concurso ANPOCS de Obras Científicas, Teses e Dissertações, na categoria Teses. Com o título “Eu fui tão feliz que dói!” – entre políticas de invisibilidade e políticas de existência: os ANACÉ e o COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM, CEARÁ”, a pesquisa foi orientada pela professora Lia Pinheiro Barbosa. A tese aborda o Complexo Industrial e Portuário DO PECÉM – CIPP, no Ceará, e o povo indígena ANACÉ, que ocupa tradicionalmente o território-destino de recursos financeiros e de políticas de Estado voltados à instalação de indústrias e de um conjunto logístico que integra porto, rodovias e ferrovia. No contexto da relação conflituosa que se estabeleceu, interessou-me compreender, por um lado, como o Estado vai agindo para instituir objetiva, social e simbolicamente um modelo de desenvolvimento como único possível e pensável, e, por outro lado, como os ANACÉ se mobilizaram para, não só resistir a esse processo, mas, estabelecendo práticas, alianças e compromissos, confrontar esse “desenvolvimento” a partir de suas formas específicas de fazer mundos e de (RE)produzir a vida, o que denomina-se de políticas de existência.       FONTE: UECE NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 5.503-SINDESP.ORG.BR

MÊS DE SETEMBRO DEDICADO ÀS SETE DORES DE MARIA

Em 08.09 – A NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA é uma das festas marianas mais antigas da Igreja Católica, celebrada em setembro. Acredita-se que a origem desta festividade esteja ligada à dedicação da Basílica de Santa Ana, no século IV, em Jerusalém. Segundo a tradição, o local era a casa dos pais da Virgem Maria: Joaquim e Ana, e onde nasceu Maria.

Em 14.09 – EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ Uma festa muito importante para os cristãos do Oriente e também do Ocidente. Ela lembra Cristo que morreu na curz para a salvação da humanidade“Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32). A Misericórdia – O fato de elevar o nosso olhar não nos deve causar medo, mas gratidão, porque tal elevação é a medida do amor com a qual Deus ama os seus filhos no Filho. Com efeito, a misericórdia de Deus ilumina as noites da nossa vida e nos permite continuar o nosso caminho.

Em 15 de setembro, é celebrado a Memória de Nossa Senhora das Dores ou MATER DOLOROSA, um dos diversos títulos que a Virgem Maria recebera por toda a história. Recorda as setes dores que a Mãe de Deus sofreu na sua passagem terrena.  1 – Profecias de Simeão (Lucas 2, 34-35) 2 – A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2, 13-21) 3 – A perda do Menino Jesus no templo (Lucas 2, 41-51) 4 – Encontro com Jesus caminhando para a morte (Lucas 23, 27-31) 5 – A morte de Jesus na Cruz (João 19, 25-27) 6 – Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61) 7 – A sepultura de Jesus (Lucas 23, 55-56) A sétima e última dor que Santo Afonso medita é a que mostra o sofrimento de Maria ao ver-se obrigada a deixá-lo finalmente no sepulcro. “Compreenderemos melhor esta última dor da Senhora,

A Comissão Organizadora da XXIX Semana Universitária da UECE informa que a submissão de resumos expandidos encerrará no dia 13 de setembro e que o prazo para recomendação pelos orientadores é 15 de setembro. Esses prazos também se aplicam ao Prêmio Garotas fazem Ciência. O prazo para inscrição em minicursos e oficinas foi também prorrogado para 13 de setembro.