JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.288-SINDESP.ORG.BR
Atendendo o honroso e cordial convite dos ilustre colegas José Maria Nunes Guerreiro e Raimundo Ailton Gadelha da FAFIDAM (LIMOEIRO DO NORTE-CE) fomos recepcionados elegantemente, na propriedade rural de Ailton, modelo inovador e autossuficiente de estrutura de produção familiar com atividades de horticultura, fruticultura entre outros, além do majestoso patrimônio colonial. A comitiva foi composta por MARIA DO SOCORRO NANTUA RODRIGUES, JÚLIO CARLOS SAMPAIO NETO, GILBERTO TELMO SIDNEY MARQUES e ELIEZER ALVES e familiares. A confraternização ocorreu dentro de amigável sentimento de integração com alegres anedotas e poéticas narrativas do repentista e historiador JOSÉ MARIA. Os nossos sinceros agradecimentos aos organizadores do evento, especialmente o convívio agradável e maravilho durante o dia.
LIMOEIRO DO NORTE
É um município brasileiro, no Estado do Ceará, na Região Nordeste do Brasil, localizado na Mesorregião do Jaguaribe, na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe. Seu forte comércio aliado estratégica localização geográfica e o pioneirismo em serviços públicos e privados de educação e saúde, tornam o município cidade-polo da REGIÃO JAGUARIBANA. É a cidade-sede da Diocese de Limoeiro do Norte. O seu vanguardismo nas áreas religiosas, educacionais e desportivas, o município também ficou conhecido como a “Princesa do Vale”. Limoeiro do Norte é a cidade com maior renda per capita e maior densidade demográfica da região. Os relevos em Limoeiro do Norte fazem parte da Depressão Sertaneja, da (CUESTA) rebaixada da Chapada do Apodi e da planície e terraços fluviais próximos ao Rio Jaguaribe. As principais elevações não ultrapassam os 200 metros de altitude. As principais fontes de água fazem parte das bacias dos rios Jaguaribe e Banabuiú, sendo um de seus principais afluentes o Rio Quixeré. Existem diversos açudes, dentre eles o do Gado Bravo, da INGARANA, do Barracão e da Santa Fé, e diversas barragens ao longo de seus rios. A vegetação predominante em Limoeiro do Norte é a de pequeno porte e do tipo caatinga arbustiva densa, com trechos mais arbóreos e espinhosos; na mata ciliar predomina a carnaúba e a oiticica. Os vegetais mais comuns são o pereiro, o jucá, a jurema, o pau-branco, a aroeira, a catingueira e o juazeiro, além de variedades de cactos como o mandacaru, o xiquexique, a palma, entre outros. O clima predominante é o tropical semiárido, com temperaturas médias variando de 22 °C a 34 °C; a pluviometria média é de 762 mm, concentrados entre os meses de fevereiro e maio. Conta com 27 pontos turísticos. Possui um centro cultural com teatro (Centro Cultural Márcio Mendonça), um cinema com duas salas de projeção (Cinema Francisco Lucena), uma biblioteca municipal (Dr. João Eduardo Neto) e um museu (Museu da Imagem e do Som no NIT). Há no município de Limoeiro do Norte grupos de danças folclóricas e quadrilhas juninas; há ainda repentistas, além de artesões que trabalham com a cantaria, cerâmica e a palha da carnaúba.
É TEMPO DE ABRIR O CORAÇÃO, SONHAR, DESEJAR, AMAR, SORRIR. QUE O SEU NATAL SEJA INCRÍVEL E QUE SEU ANO NOVO CHEGUE CARREGADO DE CONQUISTAS. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO