SINDESP

Boletim De Noticia

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO-2.580 SINDESP.ORG.BR

Ambientes com aglomeração não são os únicos a oferecer riscos de transmissão da COVID-19. Como no número de casos sucessivos da doença após datas tradicionais e festivas, lugares de grandes encontros entre outros. Os especialistas alertam sobre a interpretação de manter os cuidados básicas, como o distanciamento social, a higienização das mãos com álcool em gel, limpeza com detergentes e outros, além do uso correto de máscara, também em ambientes com poucas pessoas.
O novo teste RT-PCR submetido à ANVISA é capaz de identificar os vírus M3N2(Influenza)novo CORONAVIRUS (VARIANTE ÔMICRON).


A dengue, doença infecciosa febril se alastra em alguns estados do país.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EPIDEMIA, PANDEMIA, ENDEMIA E SURTO? -​ SURTO – Acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e NÃO COMO EPIDEMIA), POIS ACONTECE EM REGIÕES ESPECÍFICAS (UM BAIRRO, por exemplo) – EPIDEMIA – A epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue. – PANDEMIA Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.

A AIDS, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.  -Endemia A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.​