SINDESP

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA SAÚDE EM MAIO

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.356 – SINDESP.OG.BR

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO E DE DOENÇAS NA ÁREA DE SAÚDE NO MÊS DE MAIO

MAIO AMARELO BUSCA SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO EM GERAL SOBRE A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Neste mês de maio, nossas atenções estão voltadas para a conscientização e combate do câncer cerebral. O MAIO CINZA é essencial, afinal, o câncer cerebral afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do nosso corpo. Este tumor, apesar de não ser tão frequente, ainda afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.

CAMPANHA MAIO LARANJA MARCA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL. A CAMPANHA MAIO LARANJA FOI INSTITUÍDA POR MEIO DA LEI Nº 14.432, DE 3 DE AGOSTO DE 2022. A NORMA ESTABELECE QUE A CAMPANHA DEVE SER REALIZADA NO MÊS DE MAIO DE CADA ANO, EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, COM AÇÕES EFETIVAS DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL. A CADA HORA 3 CRIANÇAS SÃO ABUSADAS NO BRASIL. CERCA DE 51% TEM ENTRE 1 A 5 ANOS DE IDADE. TODOS OS ANOS 500 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO EXPLORADOS SEXUALMENTE NO NOSSO PAÍS E HÁ INFORMES QUE SUGEREM QUE SOMENTE 7,5% DOS DADOS CHEGUEM A SER DENUNCIADOS ÀS AUTORIDADES, OU SEJA, ESTES NÚMEROS NA VERDADE SÃO MUITO MAIORES.

A LUTA É DE TODOS NÓS. SÃO AS NOSSAS CRIANÇAS. É O NOSSO FUTURO.

NESTE MÊS É COMEMORADO O MAIO ROXO, campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIS). Segundo a SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA (SBCP), as DII são classificadas principalmente pela doença de CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA, DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS DO TRATO DIGESTÓRIO. Estima-se que no mundo mais de 5 milhões de pessoas são afetadas por doenças inflamatórias intestinais. Por esse motivo, a adesão a campanhas como essa é fundamental. 

A CAMPANHA “MAIO VERMELHO” nos recorda sobre a importância de prevenir a hepatite, inflamação que pode, muitas vezes, ser silenciosa e não apresentar sintomas até que se torne mais grave. A Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A hepatite viral tipo A pode ser adquirida por transmissão fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Nos casos dos vírus da hepatite B e C, a transmissão ocorre, principalmente, por meio de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas entre pessoas que fazem uso de drogas ilícitas injetáveis. 

A CAMPANHA MAIO VERMELHO TRATA-SE DE UMA CAMPANHA ALUSIVA AO DIA DE COMBATE AO CÂNCER BUCAL E AO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO QUE SÃO CELEBRADOS EM 31.05. As datas foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, e reforçam a importância de prevenir essa doença mantendo uma boa saúde bucal e evitando cigarros e bebidas alcoólicas. O CÂNCER BUCAL O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 50 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados – Os temas acima serão apresentado em reportagens durante o mês.

EM  1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR (QUARTA-FEIRA- FERIADO NACIONAL) E EM 30.05.2024 (QUINTA-FEIRA) CORPUS CHRISTI, NÃO É CONSIDERADO FERIADO NACIONAL, MAS LEIS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS PODEM DETERMINAR QUE ESSA DATA SEJA FERIADO.