JESS-PORTAL DA NOTÍCA –EDIÇÃO 5.491- SINDESP.ORG.BR
SETEMBRO AMARELO é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o período a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia.
SETEMBRO DOURADO reforça importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. O alerta para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil campanha de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, mês que reforça a importância do acompanhamento pediátrico de rotina e o diagnóstico precoce da doença. Atualmente no Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
SETEMBRO VERDE é o nome de duas campanhas que ocorrem em setembro e que atuam no incentivo à doação de órgãos e na conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência.
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência. A Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. O SETEMBRO VERDE é uma campanha de conscientização e incentivo à doação de órgãos que acontece durante o mês de Setembro. O objetivo é aumentar a compreensão sobre a importância da doação e promover a conversa sobre o tema entre as famílias. A data de 27.09 foi criada para conscientizar a população de todo o país sobre a importância de ser doador e o impacto que esse ato de amor e generosidade pode trazer para a vida de várias pessoas.
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, chamado cólon, e no reto (15-12cm finais do intestino, imediatamente antes do ânus). Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou COLORRETAL. É tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
SETEMBRO VERMELHO é dedicado à conscientização de doenças cardiovasculares e recebe a denominação de Setembro Vermelho. O dia 29 do mês, mais especificamente, é dedicado ao coração. A iniciativa chama atenção para enfermidades como os infartos e acidentes vasculares cerebrais, que ocasionam aproximadamente um terço das mortes do mundo, além das medidas que podem ser feitas para preveni-las.
SETEMBRO ROXO é considerado o mês de conscientização da Fibrose Cística, doença genética conhecida como Doença do Beijo Salgado. Diagnosticada pelo Teste do Pezinho, por meio da punção no calcanhar do bebê, a Fibrose Cística afeta diversa órgãos, principalmente os pulmões e pâncreas, que se não tratada precocemente ocasiona complicações como doença respiratória crônica e desnutrição.
SETEMBRO ROXO: Mês de Prevenção ao Alzheimer e a Importância dos Exercícios Cerebrais. A doença é a forma mais comum de demência NEURODEGENERATIVA em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A enfermidade instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
SINTOMAS: falta de memória para acontecimentos recentes;
repetição da mesma pergunta várias vezes;
dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos; dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais; irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.