SINDESP

CARNAVAL É DIVERSIDADE

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.476-SINDESP.ORG.BR          

             

                              Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR

O Carnaval não é feriado nacional no Brasil e, sim, ponto facultativo nas instituições governamentais. A liberação na iniciativa privada no trabalho depende de cada empresa. Os dias carnavalescos ocorrerão entre 18 a 21 de fevereiro.  Trata-se de uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. Chegou ao Brasil, duranteperíodo colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo.

Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, ritmos como o samba, o maracatu e o frevo são seus símbolos. Bailes de máscaras faziam parte do Carnaval europeu. Alguns historiadores, no entanto, buscam encontrar as origens mais remotas que nos ajudem a entender algumas de suas práticas. Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade. As festas eram tidas como exageros, portanto, propensas a práticas enxergadas como pecaminosas. Assim, durante Alta Idade Média, a Igreja estabeleceu a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela contrição e pelo jejum. A existência de um período de 40 dias de rigidez e restrição conseguiu condensar o ímpeto festivo da população para as semanas e meses anteriores à Quaresma. O carnis levale, conhecido também como carne vale, surgiu como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes de iniciarem a Quaresma. A expressão significa “retirar a carne” e representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados. Os blocos de rua puxados pelos trios elétricos são típicos do Carnaval comemorado em Salvador, na Bahia. Os principais destaques do Carnaval brasileiro são os blocos de rua realizados em diferentes capitais. O ritmo que agita o Carnaval baiano é, principalmente, o axé, estilo musical tradicional da Bahia. Em 2019, o Carnaval de Salvador levou 1,7 milhão de pessoas às ruas. Em Recife, acontece o maior bloco de Carnaval do mundo o Galo da Madrugada. Estima-se que o Galo da Madrugada apresente cerca de 2 milhões de pessoas que festejaram durante horas na capital pernambucana. Outras marcas do Carnaval de Pernambuco são os ritmos, como o frevo, as danças e o tradicional desfile dos bonecos de Olinda, que ocorre na cidade vizinha, Olinda. Sudeste – Os desfiles das escolas de samba mais tradicionais do Brasil acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo. Já na região Sudeste, o primeiro destaque são os blocos de rua das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta, o carnaval atrai cerca de 7 milhões de pessoas para as ruas enquanto, naquela, o número de pessoas que vão às ruas chega a 5 milhões. O carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada popularmente de “Terça-feira gorda”

FAÇA O SEU CADASTRO E SUA PROVA DE VIDA CEARAPREV-2023 E DEPOIS ENTRE NA FOLIA. FELIZ CARNVAL-2023 ATÉ QUARTA-FEIRA DE CINZAS(22.02.2023)