JESS –PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2.650 –SINDESP.ORG.BR
Os dias de carnaval (28/02 e 01/03/2022) não vão ser ponto facultativo nos órgãos públicos do Ceará, conforme decisão do Governador do Estado do Ceará, anunciada no início de fevereiro. Além disso, eventos vão permanecer com capacidade reduzida de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. O feriado oficial será no dia 1º de março. O Gestor também recomendou que as instituições de ensino e os estabelecimentos comerciais devam funcionar, normalmente, durante o período. Além disso, propõe que os dias trabalhados durante o carnaval sejam recompensados posteriormente.
Ceará cancela edital de apoio ao carnaval 2022: ‘Definitivamente não é o momento’ – Eventos corporativos, entretanto, tiveram a permissão para capacidade de público aumentada no novo decreto. Agora, é possível acolher 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3 mil em ambientes abertos.
Confira todas as decisões abaixo:
Não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos; Recomendação às instituições de ensino a fim de que funcionem normalmente; – Recomendação aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria; – Recomendação, ainda, da compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período. – Ainda definimos pela manutenção da capacidade para eventos de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. Sempre com o cumprimento dos protocolos sanitários e a exigência do passaporte da vacina. – A fiscalização deverá ser intensificada. – Para congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em ambientes abertos.
⦁ SITUAÇÃO DA PANDEMIA
As medidas colocadas pelo Governador refletem a atual situação da pandemia no Ceará, apesar de relativo declínio. É uma tentativa de prevenir que haja uma piora nos índices. Em janeiro deste ano, o Ceará teve 526 óbitos causados por complicações da COVID-19, conforme dados da plataforma INTEGRASUS. – O registro de mortes pelo novo CORONAVÍRUS é o maior dos últimos sete meses e só fica atrás de junho de 2021, quando foram contabilizados 1.325 óbitos pela doença no Estado. Assim como em meses anteriores, a cidade de Fortaleza registrou a maior quantidade de mortes no primeiro mês do ano, com 236 óbitos por COVID, seguida dos municípios de Maracanaú, com 23 óbitos, e Caucaia, com 14 mortes, ambos na Região Metropolitana. Desde julho de 2021 o Ceará apresentava queda no número de mortes e casos mortes por COVID, reflexo da vacinação da população, iniciada em janeiro do mesmo ano. Porém, com a chegada da variante ÔMICRON, com maior transmissibilidade, que se tornou a predominante localmente, o Estado entrou na terceira onda da pandemia.
Vinte e quatro capitais e o Distrito Federal cancelaram ou postergaram os festejos de momo, além de muitas prefeituras, no entanto, vários gestores municipais e governamentais estão liberando eventos de caráter privado com recomendações preventivas e essenciais para o combate à COVID.
Apresentaremos importantes informes sobre os eventos carnavalescos- 2022. – Aguardem notícias de utilidade pública