SINDESP

Catedral Metropolitana De Fortaleza

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.332-SINDESP.ORG.BR

É “possível” que a quinta onda de Covid-19 em Fortaleza tenha atingido o pico de transmissão e iniciado um período de diminuição. A avaliação é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), considerando a “importante” queda do número de casos nas duas últimas semanas e a tendência de redução na positividade de amostras para exames. A média móvel atual de casos (105,7) foi 64% menor do que a registrada duas semanas atrás (291,1), segundo boletim epidemiológico publicado pela pasta 06/12/2022Das 1.580 amostras (RT-PCR) analisadas pelos laboratórios da rede pública, 477 deram resultado positivo. Com isso, a taxa de positividade das amostras (RT-PCR) foi de 30,2%. Exames foram de residentes de Fortaleza colhidos entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro. No entanto é necessário o uso constante de máscara e o respeito aos protocolos preventivos, inclusive evitando as aglomerações e os ambientes fechados

DEZEMBRO VEREMLHO – Campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

DEZEMBRO LARANJA – Reforça cuidados contra o câncer de pele. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas BASOCELULARES e os ESPINOCELULARES. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

DIA 06/12 – NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHER – O objetivo desta data é conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. No Brasil foi oficializado como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.

Dia 07/12 – NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma data que tem origem na promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, Loas Nº 8.724, ocorrida no dia 7 de dezembro de 1993. A Lei prevê os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, um grande marco para a Assistência Social no Brasil.

DIA 08/12- JUSTIÇA – A data, criada pelo Decreto-Lei nº 8.292/1945, tem por objetivo homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais que atuam para o cumprimento da justiça no país. Tribunais, fóruns e órgãos ligados ao Judiciário não funcionam neste dia em virtude do feriado em todo o território nacional.

DIA 08/12 – DA FAMÍLIA – O Dia da Família é uma data comemorativa utilizada para celebrar a união familiar entre diversos membros, que podem ser pessoas que possuem um ancestral familiar em comum ou pessoas que, juntas, constituíram uma nova família. É importante lembrar que as famílias são responsáveis por: procurar promover a educação dos filhos; ajudá-los a se desenvolver com saúde; uma boa alimentação; respeitar os direitos e deveres de todos.

Natal é época de agradecimento de tudo o que foi vivido e de reflexão que nos impulsiona a viver um verdadeiro Ano Novo!