JESS – Portal da Notícia – Edição 2.413 – sindesp.org.br
Segunda etapa do projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, vai promove ações culturais na região do Maciço de Baturité
A cultura e a arte dos artistas e grupos cearenses continuam a percorrer o Ceará. Desta vez, a região do Maciço de Baturité é onde acontece desta vez a parada do projeto Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). Entre os dias 23 e 28 de novembro, a cidade de Pacoti será transformada no palco do Circula Ceará.
Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serrana serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.
Lançamento em Canindé
A cidade de Canindé foi o ponto inicial do Circula Ceará. Entre os dias 09 e 13 de novembro, a cidade conhecida por ser a capital da fé, respirou cultura com uma programação intensa e bastante rica que reuniu diversas linguagens artísticas e seus respectivos expoentes em diversos espaços e equipamentos culturais, tais como, a Praça da Igreja, o Centro Cultural Frei Venâncio e a Praça dos Mestres. Além das apresentações artísticas, o Circula Ceará teve entre seus momentos, a assinatura do Termo de Adesão do Cineteatro de Canindé ao Sistema Estadual de Teatro (SET) no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com as presenças da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; da prefeita de Canindé, Rosário Ximenes, do diretor do Theatro José de Alencar e coordenador do SET, de Pedro Domingues. Também houve o Encontro de Bandas de Música,uma parceria com a Rede de Bandas de Música da Microrregião do Canindé, com as participações das bandas de música dos municípios de Itatira, Canindé e Apuiarés. A programação foi finalizada com o show da banda Darkside.
Pesquisa do Cientista Chefe da Cultura
O Programa Cientista Chefe da Cultura, lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), também marca presença nas ações do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, realizado por meio Secult, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). Durante a circulação de artistas e grupos de cultura entre os municípios, que correspondem às 14 macrorregiões do Ceará, haverá a aplicação de pesquisas entre as pessoas que participam da programação do evento, fortalecendo assim a política cultural em nosso estado. Dessa forma, o programa se utiliza da produção de conhecimento como ferramenta para a tomada de decisões que busquem o aperfeiçoamento das políticas públicas de cultura do Ceará, proporcionando a inclusão social por meio da cultura. Os participantes da edição do Circula Ceará em Canindé já podem responder à pesquisa pelo link: https://bit.ly/cientistachefe_ce
Circula Ceará
Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão, as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).Em Pacoti, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pacoti e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). A produção é da Assum Preto Produções.
O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.
Ações institucionais
Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.
Fonte UECE NOICIAS