JESS – Portal da Notícia – Edição 2.406 – sindesp.org.br
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou, na manhã desta segunda-feira (22), pelo seu canal no YouTube, a 26ª edição da Semana Universitária. Sendo esse o maior evento anual da instituição, o público poderá aproveitar ampla programação até sexta-feira, 26 de novembro, pela internet.Para dar início às atividades, os participantes receberam as boas-vindas do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e da coordenadora do evento e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte. “Quero compartilhar com todos a satisfação da Uece com a realização desta edição do evento, pois, até ontem [dia 21], tínhamos 5.322 inscritos de todas as regiões do Brasil; destes 1.416 com apresentação de trabalhos”, comemorou Lúcia Duarte.
A coordenadora celebrou o sucesso do evento, mas também lamentou a pandemia hoje ainda vivida. Professora Lúcia se solidarizou com as familias das vítimas de Covid-19 e continuou: “Conforta-me ver o compromisso da Uece com a ação, a ciência e a vida, acima de tudo. Nós temos trabalhado arduamente para vencermos este momento. Penso que a Semana Universitária deixa de ser um evento para se transformar em um programa estratégico da Uece, construído em conjunto com a comunidade em diálogo permanente. A Uece enxerga a importância de uma educação democrática, que envolve todos os sujeitos e permite a construção de um conhecimento crítico. Assim, todos compreendemos melhor a realidade e podemos nela intervir de maneira transformadora”.Representando o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, salientou que “no momento em que o Brasil vive o drama de uma pandemia, vive também uma tentativa de voltar ao obscurantismo, de negar a ciência, e essa Semana Universitária é a reafirmação do importante papel da ciência, da tecnologia e do ensino”.
O secretário, assim como a coordenadora do evento, informou que a Semana Universitária acontece com programação integrada a outro grande evento, a Feira do Conhecimento Digital (FdC), promovida pela Secitece, no período de 24 a 26 de novembro. Para o reitor Hidelbrando Soares, a realização da Semana Universitária é motivo de orgulho. “O evento científico, que é o maior da universidade e um dos maiores do estado, reúne, todos os anos, pesquisadores, estudantes e professores de dentro e de fora da instituição. Isso porque o que produzimos aqui é relevante para toda a sociedade”.O gestor destacou também o papel fundamental das universidades diante do cenário atual de pandemia. “Não podemos deixar de discutir a crise sanitária que vivemos nos últimos quase dois anos em virtude da Covid-19.
Foi nesse momento tão difícil que as universidades públicas entregaram à população grande parte dos maiores e mais importantes achados sobre a doença. Embora esse enfoque na produção de conhecimento tenha sido mais forte nos últimos meses, um estudo feito a pedido da Capes revelou que as universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica no Brasil, o que se deve à capacidade de pesquisa e de inovação, nessas instituições. Pelo relevante papel que presta à sociedade, a universidade pública deve ser defendida e valorizada por todos nós”.Ao finalizar sua fala, o reitor desejou um bom evento a todos. “A Semana Universitária está iniciada. Aproveitem! Desejo um bom evento, com muito aprendizado!”. O evento de abertura prosseguiu com uma conferência sobre o tema geral da Semana, “O Papel da Universidade Pública na Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em Tempos de Crise”, proferida pelo docente da UFC, Fernando José Pires de Sousa.A cerimônia contou com apresentações musicais gravadas pelo Coral da Uece, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Uece, regidos pela professora e maestrina Inez Martins.
A XXVI Semana Universitária
A 26ª edicão da Semana Universitária tem como objetivo fortalecer o espírito da pesquisa científica, da extensão social e da inovação tecnológica entre professores e alunos da Uece, demais instituições de ensino superior e estudantes de ensino médio, público e privado, enfatizando a participação em eventos dessa natureza.Do ponto de vista mais específico, a Semana Universitária tem como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, sobretudo, entre os Centros e Faculdades dos vários campi da uece, da capital e do interior.A temática do evento, “O papel da universidade pública na ciência, tecnologia e inovação no Brasil em tempos de crise”, foi escolhida por considerar que a busca pelo desenvolvimento econômico e social tem mostrado que este caminho tem como pontos fundamentais a ciência, a tecnologia e a inovação, no paradigma da sociedade da informação e do conhecimento que resulta na sociedade da inovação, ciência e tecnologia ganham cada vez mais importância. O desenvolvimento de qualquer país está diretamente relacionado à aplicação de capital no setor. Inovação, pesquisa, capacitação científica, no fim, é um bem público.A Semana Universitária 2021 conta com o apoio do Governo do estado do Ceará, da Secitece, da Capes, da Funcap, do CNPq e da Finep. Clique aqui para ver a programação completa e assistir à gravação