SINDESP

Concerto Com Orquestra Sinfônica

O concerto acontece no dia 27 de julho, às 19h, no Cineteatro São Luiz

 Luiz Eça do TAMBA Trio, das Salas de Concerto ou Luizinho Eça dos bares das noites cariocas, em tantas críticas e notícias jornalísticas e midiáticas, foi considerado menino prodígio, uma grife do piano brasileiro, grande orquestrador e compositor.

Como conhecedor de harmonia foi, sem dúvida, a moldura harmônica da música composta na segunda metade do século XX no Brasil. A nova versão de sua obra, “Luiz Eça Sinfônico”, será apresentada no dia 27 de julho, às 19h, no Cineteatro São Luiz, pela Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), com a regência de Alfredo Barros. Os arranjos são de Mário ADNET, violonista, compositor e arranjador que foi um dos alunos mais talentosos e próximos de Luiz Eça.).
 
O concerto terá como solista Diogo MONZO, pianista, arranjador e compositor tal qual Luiz Eça imaginou, a continuidade do seu piano.  Também participam como solistas convidados o clarinetista Ricardo Dourado Freire e o saxofonista Bob Mesquita. “Luiz Eça Sinfônico” faz parte das comemorações de 70 anos de atividades culturais de FERNANDA QUINDERÉ, viúva de Luiz Eça. É dela a produção do espetáculo.

Considerando a criação da música como fenômeno sabe-se que, a cada século, ela é mais um mistério da comunicação e, do desejo ativo de identidade do homem. Gêneros, estilos, ritmos renovam plateias e preenchem salas de músicas na intenção de desenvolver uma consciência crítica. Sendo o pensamento do homem o único bem inalienável, sabe-se também que não há atualmente, receita determinada para o sucesso a não ser o gratuito e imediato. O que de fato há é a responsabilidade daqueles que reconhecem os grandes fenômenos da música brasileira e registrá-los para que novas gerações reconheçam a qualidade de criação e suas influências.