Conferência do Ex-Reitor Jackson Sampaio Encerra XXVI Semana Universitária

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.425 – sindesp.org.br

A 26ª edição da Semana Universitária da UECE foi encerrada em 26/11 com conferência realizada pelo ex-reitor da instituição, professor Jackson Sampaio. Com o tema “Ó tempos! Ó costumes!: reflexões solidárias”, a conferência refletiu acerca de temas relacionados à pandemia da COVID-19, como trabalho, conhecimento e democracia. Na cerimônia virtual de encerramento, transmitida pelo YouTube, também foi destacado o sucesso da XXVI SU, que trouxe importantes debates contribuindo para a interiorização e internacionalização da universidade.

A coordenadora geral do evento e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), professora Maria Lúcia Duarte Pereira, enalteceu os “cinco dias intensos de debates, discussão de ideias, apresentação de resultados de investigações e insights para novas investigações”, promovidos pela Semana Universitária. “Esta é a vida do pesquisador. Muitos dos que se dedicaram e se dedicam à Ciência, principalmente no Brasil, fizeram e fazem isso pelo prazer da pesquisa.

O reitor da UECE, professor HIDELBRANDO SOARES, celebrou os resultados obtidos pela XXVI SU, parabenizando todos os envolvidos na organização do evento. Ele ainda enfatizou o compromisso da UECE em seguir com as atividades acadêmicas mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. “A universidade nunca parou. Assumiu de forma extremamente ousada o ensino remoto, passando por cima de todas as dificuldades ao assumir de uma hora para outra uma nova modalidade de ensino-aprendizagem. Nós aprendemos ao longo desses quase dois anos que a universidade tem condições, mesmo em crises como essa, de continuar fazendo aquilo que é a sua missão maior: ensino, pesquisa e extensão. A Semana Universitária e os seus números provam exatamente isso. Estamos com mais de sete mil inscritos em minicursos, dentro da Semana Universitária, mostrando a importância e destaque dos nossos pesquisadores, sejam eles professores ou estudantes da graduação e da pós-graduação da nossa instituição”.

Professor Hidelbrando também saudou o professor Jackson Sampaio, ex-reitor da UECE e conferencista da cerimônia de encerramento, e citou as palavras-chaves que marcaram a XXVI Semana Universitária, e também marcam a própria universidade: acessibilidade, inclusão social, interiorização e internacionalização. “Essas palavras são muito caras à nossa instituição e foram muito bem representadas nesse evento”, ressaltou. O reitor ainda se solidarizou com todas as pessoas que sofreram e ainda sofrem os efeitos da COVID-19, afirmando que “o caminho a ser trilhado neste momento nos demanda ainda prudência e solidariedade”.

Representando o secretário Inácio Arruda, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Carlos Décimo de Souza, registrou uma alegria em participar da abertura e encerramento. A Feira de Conhecimento ocorrida na semana reuniu mais de quase 11 mil participantes professores,alunos e estudantes

Fonte; UECE – NOTÍCIAS