SINDESP

CONHEÇA O PODER DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

 JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.214-SINDESP.ORG.BR

Você já imaginou como seria sua vida sem a comunicação? A comunicação é uma necessidade humana de expressar diferentes tipos de informação e um processo da troca do conhecimento através da fala, de gestos com as mãos, sons e linguagens. É por ela que as pessoas recorrem a um canal – como a escrita, telefone e internet – e interagem nesse processo, tornando o ato de se comunicar essencial para a sociedade. Já dizia, Chacrinha“Quem não se comunica, se trumbica!” E é isso mesmo. Desde o início da civilização, comunicar-se é essencial para o homem. Trata-se de um instrumento para viver em coletividade, expressando seus sentimentos, sua cultura e a troca entre os outros indivíduos. A evolução da comunicação existe desde sempre e acompanha a evolução humanaO ser humano é um animal comunicativo. Desde que nascemos, no momento em que surge o primeiro choro do bebê, já existe uma comunicação acontecendo entre os seres. A partir daí a gente não para de se comunicar, e cada vez vamos evoluindo mais, pois precisamos da comunicação para nos conectarmos com o mundo, em poder da comunicação social. O poder da comunicação é a base fundamental para o sucesso. Os grandes mestres da comunicação já diziam: o domínio da comunicação é o fator determinante para você obter sucesso na sua vida.

É através dela que temos a base de toda riqueza, liberdade, poder pessoal e dos resultados extraordinários que desejamos alcançar em nosso dia a dia. Sabendo se comunicar, você ganha infinitas oportunidades já que a todo momento é preciso vender algo, seja uma ideia, um produto ou até mesmo a sua imagem. Sem dominar esse rico instrumento, você tende a ficar fadado a uma vida com poucos resultados, muito estresse e dificuldades. Afinal, sem saber como conquistar e convencer as pessoas para ter sucesso na vida – seja para vender um produto, conseguir uma promoção, bater as metas na empresa, fazer sua equipe se comprometer e conquistar o mundo a sua volta – não se chega a lugar algum. É fundamental saber que, aliado ao domínio da comunicação, é importante ter conhecimento de causa sobre o conteúdo para a construção de ideias ao expressá-las através do discurso em público, na linguagem corporal, na escrita e no feedbackPor isso, estar antenado com os novos recursos que surgem a todo momento e aos quais somos expostos constantemente é a chave para o êxito. Rumo aos resultados de alto impacto. De que maneira podemos estabelecer uma comunicação eficaz nas negociações? Em primeiro lugar, conheça e demonstre domínio sempre nas suas relações diárias. Explore as abrangências da nossa comunicação atual, conheça-as a fundo e, se possível, até se especialize em algumas delas. Seja você funcionário de uma organização, empresário ou autônomo, invista no aperfeiçoamento de sua comunicação e torne-se capaz de fazer uma boa exposição de suas ideias.

Isso é fundamental para sua carreira, seus negócios e sua imagem como profissional. Pense nisso e nunca esqueça que somos porta-vozes de nossas ideias e projetos de vida. !

O PODER DE COMUNICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Com a crescente explosão de redes sociais, verificada nos últimos anos, a mudança de comportamento dos indivíduos e das organizações para com a mídia passou por uma (esperada) mudança.

Em muitos casos, as relações, tanto entre amigos quanto entre vendedor e cliente, tiveram que ser readaptadas e estruturadas para o uso das tecnologias digitais. Através da internet surgiram novas formas de comunicação, capazes de mudar essa dinâmica, obrigando empresas a se reinventarem e atrair públicos interessados em programas originalmente destinados ao entretenimento. As ações de propaganda e marketing através dos meios tradicionais perderam espaço, gerando novas formas de comunicação mercadológica. Isso é claramente visto em ações de mídia no FACEBOOK e TWITTER, para citar dois casos, líderes em usuários nas redes sociais. Constituídos principalmente pelo público jovem, antenado a todas as novidades, esses sites fazem parte do modo atual de comunicação, marcada pela criatividade e capacidade de prender a atenção dos usuários multimídias.

O JESS (JORNAL ELETRÔNICO SITE SINDESP) e APP recebem, diariamente, significativos apoios de notáveis e dignos filiados/leitores, em especial, nas redes sociais, inclusive com confiáveis pesquisas sobre importantes comentários e temas para divulgação. São eminentes e assíduos colaboradores da  honrosa galeria de HERBERT MARSHALL MCLUHAN: SILVIA LÚCIA CORREIA LIMA PALENI (sempre sucesso absoluto, recentemente, com o hino da terceira idade); HUGO MARTINS (crônicas); VLADIMIR SPINELLI (artigos, mormente sobre Santa Casa de Misericórdia  de Fortaleza); RAIMUNDO NONATO DE FÁTIMA (sensatas, oportunas e construtivas ponderações); LINEUDA MURTA (agradecimentos, elogios, parabéns e temas especiais sobre medicina veterinária); Presbítero Artur Pinheiro(cultural, artístico e religioso,  por último, origem e história da Quaresma); CLÁUDIO RÉGIS(UECE em sua gestão); FRANCISCO FÁBIO CASTELO BRANCO(muitas sugestões, informes sobre educação a distância); ELISEU BECCO( variedade de relatos, inclusive dados hilariantes);MARCONDES CAVALCANTE FRANÇA (diversidade de informações)), GRAÇA SOUTO(contribuições diversas); PAULO TADEU(carnaval, cultura e outros);  HELOISA OLIVEIRA DE BARROS LEAL( pluralidade de

informações); JÚLIO SAMPAIO(Jurídico); GILBERTO TELMO e GILBERTO LEITÃO(  sindicalismo, sindicato, causas trabalhistas e outros)); AFONSO BOTELHO( especial em causas trabalhistas) e todos os renomados compartilhadores, divulgadores, comunicólogos por excelência   que estão sempre conosco nas lutas e conquistas. Evite o isolamento social e o individualismo. Integre-se ao grupo de distintos associados responsáveis pela elaboração de nosso jornal e usufrua os diversificados benefícios sindicais

PENSAMENTOS CLÁSSICOS SOBRE A COMUNICAÇÃO

A comunicação é o maior poder que uma pessoa pode carregar consigo. – Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito”, CLAUDIA BELUCCI –   “A poesia tem comunicação secreta com os sofrimentos do homem”, PABLO NERUDA –  Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração”, NELSON MANDELA   – A falta de comunicação nos dá o direito de pensar o que bem entendermos”, GEORGEANA ALVES  – “A fé não é apenas um sentimento, é um portal de comunicação”, ROSE COLOGNESE A comunicação virtual aproxima quem está distante e distancia quem está próximo”, ALAN CAETANO ZANETTI   – “O maior problema com a comunicação é que nós não ouvimos para entender. Ouvimos para responder. Quando ouvimos com curiosidade, não ouvimos com a intenção de responder, ouvimos o que está por trás das palavras”, ROY T. BENNETT – Um sorriso não custa nada e é o meio mais eficaz de comunicação entre duas pessoas”, VALDECI ALVES NOGUEIRA -– “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”, PETER DRUCKER – “A finalidade da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender”, AUGUSTO BRANCOParte inferior do formulário

Elementos da Comunicação

  • Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
  • Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
  • Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.
  • Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem.
  • Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.
  • Contexto: também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
  • Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros.

   DIVIRTA-SE NO CARNAVAL COM HINO DA TERCEIRA IDADE