Conselho Superior da UECE Aprova Criação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.426 – sindesp.org.br

Em sua última reunião, o Conselho Superior (CONSU) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aprovou a criação e o regimento do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Super-dotação e Mobilidade Reduzida (NAAI). A criação do núcleo atende aos artigos 205 e 206 da Constituição Federal, os quais definem que a educação é um “direito de todos e dever do Estado e da família” e define o princípio da “igualdade para acesso e permanência na escola”, além de atender à Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/15.

O núcleo tem como objetivo principal propor e coordenar a política e as ações de acessibilidade com vistas à inclusão, permanência e acompanhamento de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades – super-dotação e com mobilidade reduzida no âmbito da Universidade Estadual do Ceará. Conforme a assessora técnica do NAAI, professora Marisa Aderaldo, o Núcleo tem entre suas atribuições assessorar as Pró-reitorias, Direções de Centros, Faculdades e Institutos, Coordenações dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação com vistas ao fortalecimento das ações voltadas à inclusão e acessibilidade na universidade.

“Junto a seu corpo técnico DE AUDIODESCRITORES, intérpretes de libras, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, terceirizados ou vinculados ao quadro efetivo do sistema FUNECE/UECE, caberá ao NAAI adaptar e criar condições de inclusão e acessibilidade física e pedagógica em todos os campi da Universidade, no âmbito de suas respectivas Células de Acessibilidade e Inclusão”, informa a professora. Ainda segundo a professora, atualmente, a UECE tem quase duas centenas de alunos com deficiência, além de docentes e outros servidores de carreira que se reconhecem pessoas com deficiência, cifra que tende a crescer à medida que aumenta o conhecimento da sociedade dos seus direitos e deveres.

FONTE:UECE NOTICIAS