JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.236-SINDESP.ORG.BR
COMEMORAÇÃO DE 49 ANOS DA UECE EM 05/03/2024 – Série de reportagens especiais com os cursos mais antigos e integrados ao acervo da universidade por ocasião da fundação – ESCOLA DE ENFERMAGEM SÃO VICENTE DE PAULA,
Com a resolução nº 2, de 5 de março de 1975, do Conselho Diretor, referendada pelo Decreto nº 11.233, de 10 de março do mesmo ano, foi criada a Universidade Estadual do Ceará, que teve incorporada ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte, além da Televisão Educativa, canal-5.
OITENTA E UM ANOS DE ESCOLA DE ENFERMAGEM NO ESTADO DO CEARÁ
Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, oitenta e um anos de existência, fundada (1.943) pelas Filhas de Caridade São Vicente de Paulo, reconhecida pelo decreto lei 21.885/26.09/1946, em 21/01/1956 foi agregada a UFC e incorporada a UECE pelo decreto no 11.233 de 10.03.1.975
O Curso de Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde de UECE, com professores de extraordinário nível de experiência e de qualificação, referência de ensino na área de saúde na América Latina, cumpridor das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Ensino do Ministério da Educação e das normas do Conselho Federal de Enfermagem e Conselho Regional(COREN), executor e formador de profissionais utilizados aulas teóricas, práticas e estágios em rede de hospitais públicos tem por objetivo primordial a atuação na prevenção, na proteção e no restabelecimento da saúde dos pacientes. Cerca de 28.771 foram graduados pela Escola de Enfermagem em sua vivência sendo a maioria egrégia da UECE, entidade por excelência do Ensino Superior no Estado do Ceará com conceito internacional.
Curso de Enfermagem da UECE coordenadora: EDNA MARIA CAMELO CHAVES e VICE-COORDENADORA: SHÉRIDA KARANINI PAZ DE OLIVEIRA
O que faz um Enfermeiro? O enfermeiro é o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais direto e próximo ao paciente. Realiza exames, aplica injeções, administra remédios prescritos, faz curativos e a triagem de casos, organiza prontuários, zela pela organização e limpeza do ambiente hospitalar, separa instrumentos cirúrgicos e coordena equipes.
É importante lembrar que o enfermeiro não é um auxiliar do médico. Seu trabalho é atuar em conjunto com os demais profissionais da saúde para o bem-estar do paciente.
As funções são integradas, porém independentes. Os técnicos e auxiliares de enfermagem só podem atuar em determinados casos e sob a supervisão de um enfermeiro. Durante a formação acadêmica, o estudante de Enfermagem terá disciplinas teóricas e práticas das áreas de conhecimento de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem. Além disso, o graduando poderá ter acesso às disciplinas de temática sobre o estudo do funcionamento e da estrutura do corpo humano. De acordo com a página do curso de Enfermagem, a graduação deve abranger temas, como: Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica; Assistência em Gestão e Gerenciamento em Enfermagem; Enfermagem do Adulto e Idoso; Epidemiologia; Saúde Comunitária; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso.