JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.152-SINDESP.ORG.BR
DIA 03/09/2022 – ORGANIZAÇÕES POPULARES são de grande importância para a nossa realidade social e política. O conflito social em nome da mudança ajudou a transformar nossa realidade social em diversos momentos históricos. Essa data significa relembrar que a memória brasileira foi marcada por significativos movimentos e lutas populares.Esses movimentos são agentes ativos da transformação da realidade social e constroem, a partir da luta por direitos e causas coletivas, propostas, ações coletivas, manifestações, além de promover maior participação popular no debate público. A organização popular é definida como toda forma de estruturação ou grupos de pessoas em nome de uma causa ou ideia. Assim, a expressão “sociedade civil organizada” passou a ser usada para fazer referência a esses grupos e ao caráter organizado das entidades que se concretizam de forma espontânea e informal ou, ainda, de forma legal e com representação institucional.
EM 05/09/202 DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO SOBRE A FIBROSE CÍSTICA, OU MUCOVISCIDOSE manifestada em ambos os sexos trata-se de uma doença genética que compromete o funcionamento das glândulas exócrinas produzindo muco, suor ou enzimas pancreáticas. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois apresente a doença) e é responsável pela a alteração no transporte de íons através das membras das células.
“NO DIA 5 DE SETEMBRO, É COMEMORADO O DIA DA AMAZÔNIA, um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta e, sem dúvidas, uma das maiores riquezas da humanidade. Esse bioma, que possui 4.196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.
O DIA DA RAÇA É CELEBRADO NA DATA DE 5 DE SETEMBRO, dois dias antes da data em que comemoramos a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro. A proposta existente por trás da proclamação dessa data é a do povo brasileiro festejar a sua identidade cultural, formada por uma miscigenação constante, graças a um movimento imigratório forte que ocorreu desde que fomos descobertos, há 515 anos. A origem da raça “brasileira ”de acordo com especialistas, especialmente antropólogos, cientistas sociais e historiadores, a nossa raça, ou seja, a raça brasileira se origina da miscigenação de índios que já habitavam as nossas terras antes da chegada dos portugueses, em 1500, de negros que foram trazidos das mais diversas regiões da África subsaariana para cumprir aqui trabalho escravo, além dos brancos, majoritariamente europeus, formados por portugueses inicialmente e depois por uma série de povos que imigraram ao longo da curta história do Brasil para cá, como os alemães, italianos, japoneses, chineses, libaneses, poloneses, holandeses, entre outros.
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Setembro Verde alerta para a inclusão das Pessoas com Deficiência. O mês de setembro também é celebrado pelas pessoas com deficiência (PCD). O Setembro Verde, como é chamado, tem por objetivo a conscientização acerca das pessoas com algum nível de deficiência e da necessidade de mais inclusão no Brasil.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Setembro Vermelho é uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como de cuidar do coração. Para isso, há duas medidas essenciais: adotar hábitos saudáveis e fazer o check-up cardiológico periodicamente. Doenças do coração – Arteriosclerose – Angina – Infarto – Insuficiência Cardíaca –Arritmia – Cardiomiopatia – Doença Arterial Periférica – Endocardite