SINDESP

DATAS COMEMORATIVAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.169 –SINDESP.ORG.BR

 

 

 13 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DA CACHAÇA

         

A cachaça é um patrimônio do Brasil e conhecida em todos os cantos do país e no exterior.  Ela é um destilado feito à base do caldo fresco de cana-de-açúcar e possui selo de Indicação Geográfica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), por meio do Decreto 4.062/2001. A data de 13 de setembro foi escolhida pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) para celebrar o Dia Nacional da Cachaça. A iniciativa, instituída em 2009, é uma homenagem à data em que a bebida passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 1961. A importância da cachaça é traduzida em números. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil possui 1,5 mil produtores de cachaças registrados. Anualmente, são produzidos mais de 1 bilhão de litros do destilado, com uma   movimentação de R$ 10 bilhões na economia. A região Sudeste possui o maior percentual de estabelecimentos registrados para produção de cachaça (68,7%), sendo um total de 656 produtores que geram cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Atualmente existem 5,5 mil marcas registradas no INPI.

 

Esta data tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia. A garantia da saúde dos humanos e dos animais é uma das consequências do trabalho dos agrônomos, assim como o desenvolvimento econômico do país já que o Brasil é um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas e pecuaristas do mundo.  A Diretoria, filiados e servidores do SINDESP prestam merecida homenagem a esses profissionais que se dedicam ao desenvolvimento de soluções para que haja o aproveitamento dos recursos naturais com equilíbrio.

FELIZ DIA DO AGRÔNOMO

14 DE SETEMBRO – DIA DA CRUZ

 

Esta é considerada uma celebração cristã, onde o símbolo da cruz é homenageado e lembrado como um instrumento de salvação, com o objetivo de reforçar o episódio da crucificação de Jesus. A cruz é tida como um dos elementos centrais da fé cristã, principalmente entre os católicos.