SINDESP

Datas Comemorativas

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.197-SINDESP.ORG.BR

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana, que é uma fruta tropical, que cresce em cacho das arvores chamadas bananeiras. A Banana é uma fruta de poupa macia e doce, nasce verde e quando fica amarela é porque está pronta para o consumo

Dia da Juventude do Brasil é celebrado anualmente em 22 de setembro. A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e é percursora de importantes mudanças políticas no cenário nacional. O Dia da Juventude do Brasil visa justamente homenagear toda essa história.

22 de setembro é um dia de conscientização dos principais fatores de ameaça à conservação das espécies, como: desmatamento das florestas, tráfico de animais, ocupação humana desenfreada, poluição, caça e pesca predatória. Com esta data, espera-se potencializar a conscientização da importância da Fauna Brasileira. 23 de set. De 2021

Dia Mundial de Conscientização da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) tem como objetivo incentivar pacientes, cuidadores, profissionais de saúde, governo e indústria, bem como a comunidade em geral, a trabalharem juntos para melhorar o diagnóstico, o tratamento e os cuidados de pacientes com a doença, bem como celebrar coletivamente as conquistas no tratamento, reconhecer o que ainda precisa ser feito, evidenciar a bravura das pessoas afetadas pela doença e o compromisso daqueles que os tratam e cuidam deles.

 

Dia Internacional contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 2,5 milhões são vítimas de tráfico de pessoas anualmente. Uma das principais finalidades para esse crime é a exploração sexual, sendo 79% dos casos. Por ser de muito difícil identificação, o tráfico de pessoas costuma ser uma prática, muitas vezes, invisível. Isso se dá, em grande parte, pela falta de compartilhamento e divulgação de informações sobre o assunto. O tráfico de pessoas e a exploração sexual costumam afetar, principalmente, mulheres jovens em situação de grande vulnerabilidade financeira. Dessa forma, é de extrema importância que o conhecimento sobre esse assunto chegue até este público. A data foi estabelecida a partir da promulgação da Lei Palácios, há 95 anos, exatamente no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina. A lei foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas. Assim, guiado pelo exemplo argentino, no dia 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o dia internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças. O combate a esta situação de extrema exploração e opressão está no fortalecimento da luta por outra sociedade, outra ordem societária sem explorados e sem opressão, em cuja organização as questões de raça, etnia e gênero sejam respeitadas e superem os preconceitos. Políticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas No Brasil, desde 2006, foi aprovado o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Decreto 5.948), que determina políticas e diretrizes para prevenir, reprimir e atender as vítimas dessa modalidade de crime. Esse foi um grande passo na busca de aperfeiçoar a legislação brasileira e aprimorar os instrumentos de enfrentamento. E a participação do maior número de pessoas e organizações no combate ao tráfico e a exploração sexual de mulheres e crianças é o diferencial positivo e a contribuição de cada um nesse quadro desolador em todo o mundo. É fundamental a divulgação permanente dos canais de denúncia, como o Disque 100. O canal é o meio nacional para denúncia desses ou quaisquer outros tipos de violações de direitos humanos.