JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.601-SINDESP.ORG.BR
Em 01.04 foi instituído o Dia da Abolição da Escravidão Indígena. Vítimas de trabalho forçado, violência e perda de liberdade, os negros não foram os únicos escravizados na época da colonização do Brasil. Os indígenas também sofreram com a escravidão. O fim da escravidão indígena ocorreu em dois momentos. Em 1755, com uma lei válida apenas para o Estado Grão-Pará e Maranhão e em 1758, quando a lei foi estendida para todo o país. – Em 02/04 – Autismo foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas e busca levar informação para diminuir a discriminação contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entender melhor o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para o fim do preconceito. A doença não tem cura, mas pode ter os sintomas suavizados a partir do acompanhamento clínico adequado.
Em 02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil — foi escolhida para celebrar a literatura infantil e homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A pequena sereia.
Em 03/04- O atuário – É um profissional de negócios que lida com o impacto financeiro do risco e da incerteza. Como profissional dessa área, agrega conhecimentos em matemática, estatística, finanças, legislação, contabilidade, economia e gestão.
Em 04/04 – dia do parkinsoniano – O que é: é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
Em 05/04 – Dia Internacional da Consciência, instituído pela ONU, é comemorado em todo o mundo no dia 5 de Abril e visa incentivar a comunidade internacional desenvolver ações que promovam a paz, a inclusão e a tolerância que conduzam a uma cultura de paz universal. Esta data foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 25 de julho de 2019 e surge na sequência do Congresso Internacional sobre a Paz na Mente dos Homens, organizado pela UNESCO, em 1989 na Costa do Marfim.