SINDESP

DATAS IMPORTANTES

JESS-PORTALDA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.009-SINDESP.ORG.BR

DATAS SIGNIFICATIVAS PARA TODOS

Em 10/10/2023 – Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 10 de outubro de 1992 pela WORLD FEDERATION OF MENTAL HEALTH. Desde então, tem sido observado todos os anos com o objetivo de sensibilizar a comunidade global sobre agendas críticas de saúde mental através da colaboração com vários parceiros para tomar medidas e criar mudanças duradouras. Ao longo dos anos, este dia ganhou impulso, tornando-se uma plataforma para governos, organizações e indivíduos desenvolverem iniciativas que se concentrem em vários aspectos dos cuidados de saúde mental.

EM 11/10/2023 – O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade. É fundamental aumentar a conscientização sobre prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso.

As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem ou imagens ESTIGMATIZANTES e comecem a retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. É uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

EM 12/10/2023- O Dia Mundial da Artrite Reumatoide é uma campanha de conscientização global com o objetivo de aumentar a conscientização de todos os públicos, em todo o mundo, sobre a existência e o impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas. Os efeitos debilitantes dessas doenças, das quais existem mais de 200, são pouco conhecidos; seu impacto, no entanto, é ampla e silenciosamente sentido. A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia). Trata-se de uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Sua causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. A inflamação persistente das articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária.

EM 13/10/202 – A trombose é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. Considerada uma causa de morte global, a trombose é causa de mortalidade de 1 a cada 4 pessoas no mundo, por complicações da doença. Os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose e os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local, dor nas pernas. Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano. Algumas das dicas são: exercitar-se ou fazer pequenas caminhadas regularmente; controlar o peso; evitar o cigarro; movimentar as pernas durante longos períodos sentada; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica.

EMPREENDIMENTOS PAGUE MENOS A SEU SERVIÇO NA COMPRA DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS FARMACÊUTICOS COM DESCONTOS ESPECIAIS NAS FARMÁCIAS PAGUE MENOS E EXTRAFARMA. INDIQUE O SEU CPF E NOME DO SINDICATO. É MAIS UMA NOTÁVEL CONQUISTA DO SINDESP.