JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.343- SINDESP.ORG.BR
INCLUSÃO SOCIAL- 10/12/2022 – DEVEMOS CONSIDERAR QUE O TERMO “INCLUSÃO” DESIGNA O ATO DE INSERIR, INTRODUZIR, FAZER PARTE DE ALGO, E NESSE CASO, A INCLUSÃO SOCIAL DENOTA PERTENCER À SOCIEDADE E USUFRUIR DOS DIREITOS COMO CIDADÃO. ESSE PROBLEMA, TÃO ANTIGO QUANTO O HOMEM, SE DEFINE POR MEIO DA FALTA DE OPORTUNIDADES, INJUSTIÇA SOCIAL, PRECONCEITOS E DESIGUALDADES, POSTO QUE EXCLUI DIVERSAS PESSOAS (EXCLUSÃO SOCIAL) DA VIDA SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA. PARA EXEMPLIFICAR, PODEM SER CONSIDERADOS “EXCLUÍDOS” OS NEGROS, IDOSOS, POBRES, HOMOSSEXUAIS, PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA (MOTORA, VISUAL, AUDITIVA, MENTAL, ETC.) OS QUAIS, MUITAS VEZES, NÃO POSSUEM AS OPORTUNIDADES OU NÃO USUFRUEM DE SEUS DIREITOS DE CIDADÃO. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE O TERMO “INCLUSÃO SOCIAL” É MUITO AMPLO E PODE SER UTILIZADO EM DIFERENTES CONTEXTOS, TODAVIA, POSSUI UM ÚNICO OBJETIVO: IGUALDADE DE DIREITOS OS QUAIS VISA A OPORTUNIDADES PARA TODOS. ESTUDOS APONTAM QUE O PROBLEMA DA “EXCLUSÃO SOCIAL” AINDA AFETA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, DE FORMA QUE O GOVERNO, COM O INTUITO DE INSERIR A POPULAÇÃO EXCLUÍDA, PROMOVE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES QUE INDICAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS. O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS PRÁTICAS. O INDICADOR DE INCLUSÃO SOCIAL, POR EXEMPLO, É UMA DAS FERRAMENTAS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.
DIA INTERNACIONAL DO TANGO É CELEBRADO EM 11 DE DEZEMBRO, DATA DE NASCIMENTO DE DOIS DE SEUS MAIORES CRIADORES: O CANTOR CARLOS GARDEL E O COMPOSITOR JULIO DE CARO. O RITMO MUSICAL, QUE TAMBÉM É UM ESTILO DE DANÇA, NASCEU NA ÁREA DO RIO DA PRATA, NA CIDADE DE BUENOS AIRES NO FINAL DO SÉCULO XIX. O TANGO FOI POPULARIZADO NA ARGENTINA E, ENTÃO, EXPORTADO PARA A EUROPA, PRINCIPALMENTE PARA PARIS.
13 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DO FORRÓ – DATA É UMA HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO. O FORRÓ É UM GRUPO DE ESTILOS MUSICAIS DE ORIGEM NORDESTINA, DO QUAL FAZEM PARTE O BAIÃO, O XAXADO, O CHAMEGO, O COCO E O XOTE. A MÚSICA DEU ORIGEM A FESTAS E A UM TIPO DE DANÇA QUE TAMBÉM LEVAM O NOME DE FORRÓ. PARA CELEBRAR A REPRESENTATIVIDADE DO RITMO PARA A CULTURA BRASILEIRA, COMEMORA-SE NO DIA 13 DE DEZEMBRO O DIA NACIONAL DO FORRÓ. A DATA FOI ESCOLHIDA POR UMA RAZÃO MAIS DO QUE JUSTA: É ANIVERSÁRIO DE LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, O REI DO BAIÃO. PERNAMBUCANO DA CIDADE DE EXU, GONZAGA DEIXOU CANÇÕES QUE RETRATAM A POBREZA, AS INJUSTIÇAS E OS VALORES DO SERTÃO NORDESTINO: (ASA BRANCA ) QUANDO OLHEI A TERRA ARDENDO, IGUAL FOGUEIRA DE SÃO JOÃO, EU PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, PORQUE TAMANHA JUDIAÇÃO, QUE BRASEIRO, QUE FORNALHA, NEM UM PÉ DE PLANTAÇÃO, POR FALTA DÁGUA, PERDI MEU GADO, MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO.