SINDESP

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.944-SINDESP.ORG.BR

IMPORTANTE – UTILIDADE PÚBLICA

Alerta: Cuidados contra Acidentes com Escorpiões!

ESCORPIÃO-AMARELO-DO-NORDESTE (TITYUS STIGMURUS)

O escorpião é um animal sorrateiro e silencioso e muito perigoso e com o clima quente e chuvoso que é fundamental redobrar a atenção para evitar acidentes domésticos envolvendo escorpiões. Esses animais tendem a se refugiar em locais secos a procura de abrigo e proteção, inclusive residências. Por isso separamos algumas dicas essenciais com medidas preventivas para manter nossa casa e nossa família seguras. Confira abaixo: Vedação de Entradas: Verifique portas, janelas e ralos, garantindo que estejam bem vedados. Isso dificulta a entrada dos escorpiões em sua casa. Limpeza Constante: Mantenha sua casa limpa e organizada. Evite acumular entulhos, materiais de construção ou objetos que possam servir de abrigo para esses animais. Telas e Vedações: Utilize telas nas aberturas, como janelas e ralos, para impedir que os escorpiões entrem. Também verifique se não há frestas ou buracos nas paredes que possam servir como passagem. Antes de dormir, certifique-se de sacudir lençóis e roupas de cama, pois escorpiões podem se esconder nesses locais. Áreas Externas: Mantenha quintais e jardins bem cuidados.

Evite acumular folhas secas, madeiras e entulhos, que podem atrair escorpiões. Uso de Calçados: Ao caminhar à noite, principalmente em locais de risco, use calçados fechados para evitar possíveis picadas. Sacudir Roupas e Sapatos: Antes de vestir roupas ou calçados que estiveram em locais externos, lembre-se de sacudi-los para garantir que nenhum escorpião esteja escondido. No Brasil, existem 4 principais espécies: Escorpião-amarelo-do-nordeste (TITYUS STIGMURUS) – Também procriam sem a necessidade de um macho. É a espécie mais comum no Nordeste do Brasil, apresentando alguns registros nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Escorpião-amarelo (TITYUS SERRULATUS) – Encontrado em todas as regiões do país. É o que mais preocupa por ser considerado o mais venenoso. Tem reprodução do tipo partenogenética, ou seja, as fêmeas procriam sem precisar que machos as fecundem. Escorpião- marrom (TITYUS BAHIENSIS) – Encontrado na Bahia e algumas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Escorpião- PRETO-DA-AMAZÔNIA (TITYUS OBSCURUS) – O principal causador de acidentes e óbitos por picadas de escorpião na região Norte e no estado do Mato Grosso. O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE? Em caso de picada por escorpião, a orientação dois profissionais da saúde é lavar o local com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Não colocar nenhum produto para amenizar a dor, torniquete ou cortar o local da picada. Existem diferentes tipos de escorpião que podem causar diferente tipos de lesões com graus de gravidade. Se não for possível a captura do animal, levar fotos semelhantes, para que seja realizado o tratamento adequado. Os maiores riscos dos acidentes, segundo o profissional, são para crianças de zero a 12 anos e idosos a partir de 60 anos. Lembre-se, a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes com escorpiões. Mantenha-se informado sobre os hábitos desses animais e compartilhe essas dicas com amigos e familiares para que todos possam ficar seguros. Se encontrar um escorpião em sua casa, não tente capturá-lo sem conhecimento adequado. Entre em contato com as autoridades ou profissionais especializados. –

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – A preservação do meio ambiente é uma prioridades. Implementar em ações para reduzir o consumo de energia e água, promover a reciclagem e o descarte responsável de resíduos e investir em energias renováveis. Inclusive, realizar ações de reciclagem em as empresas, residências e condomínios, incentivar os colaboradores a efetuar a coleta seletivo. – SUSTENTABILIDADE SOCIAL: Valorizar a diversidade e a inclusão em todos os níveis de empresa. Apoiar projetos sociais e causas humanitárias, incentivar o voluntariado, como no caso de ação interna que incentive os colaboradores a doar peças de roupa para a associação beneficente de caixas com roupas, brinquedos e muito mais. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: ações tomadas nas esferas financeira, produtiva e tecnológica.