JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO – 4.155 –SINDESP.ORG.BR
Aluno de mestrado de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (PPGCC/UECE), Marcos Camargo, conquistou três lugares do mesmo pódio, da categoria Projetos de Instalações, do Prêmio nacional GLP de Inovação e Tecnologia – edição 2023. Sob orientação do professor Marcial Porto Fernandez, dois projetos de pesquisa ocuparam, empatados, o 1º lugar; e um ficou em 3º lugar. São eles: 1° lugar – Concepção de um protótipo IOT de baixo custo e aplicável aos estabelecimentos de pequeno porte que possuam um P125 ou P190, permitindo assim monitorar o volume de GLP no tanque e dados do ambiente dessa instalação. – 1° lugar – Dispositivo IOT projetado para monitoramento do volume de GLP nos tanques estacionários horizontais de 500L a 8000L e na obtenção de dados como temperatura, umidade relativa e pressão barométrica referente ao ambiente da central de GLP. – 3° lugar – Sistema IOT para telemetria de volume dos recipientes GLP do tipo transportáveis abastecidos no local e instalados em centrais GLP de empresas do segmento comércio e serviço que possuem rede Wi-Fi no estabelecimento. Além da UECE, outra instituição subiu ao pódio, ocupando o 2º lugar.
Os projetos da UECE foram desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Sistemas Digitais (LASID), vinculado ao PPGCC, bem como ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE; sendo eles partes integrantes da dissertação em desenvolvimento, de Marcos. Os projetos vencedores contaram com apoio dos professores do PPGCC, Bonfim Amaro Junior e Paulo Henrique Mendes Maia; e, ainda, com a parceria das empresas CL ENGINEERING e A 4M ENGENHARIA. – Sobre o projeto e o prêmio GPL
O Projeto GLP – Qualidade Compartilhada, entidade que congrega empresas pertencentes à “Indústria do GLP”, tem como objetivo principal oferecer um ambiente propício para o tratamento de assuntos de natureza técnica, através da troca de informações e experiências.
A entidade instituiu em 2010 o Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, com o objetivo de estimular empresas, instituições e profissionais a registrar de forma sistemática os seus estudos, experiências e desenvolvimentos, na forma de trabalhos técnicos. A premiação ocorre anualmente, em São Paulo/SP, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio do comitê brasileiro de gases combustíveis no Brasil, CB-09.
FONTE – UECE-NOTICIAS – MATÉRIA ORIGINAL