SINDESP

DIa Da Doença Do Alzheimer

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2.587- SINDESP.ORG.BR

 
A campanha Fevereiro Roxo Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre LÚPUS, ALZHEIMER E FIBROMIALGIA. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia

ALZHEIMER
A intenção da campanha é enfatizar a necessidade de conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, do cuidado ofertado e também da necessidade de apoio e suporte aos familiares e profissional responsável das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. Hoje, estima-se que 45 milhões de pessoas sejam impactadas pela doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil.
A disfunção de Alzheimer é um transtorno NEURODEGENERATIVO progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.
Seu sintoma primário é a perda de memória recente, mas com a progressão, vão aparecendo outros sintomas:
– Perda de memória remota (dos fatos mais antigos)
– Irritabilidade
– Falhas na linguagem
– Prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo
Nos casos mais graves, surge também a perda da capacidade das tarefas cotidianas, resultando em completa dependência. A doença pode vir acompanhada também de depressão, ansiedade e apatia.
Alzheimer é considerado uma das causas mais freqüentes de demência não reversível. Suas causas são desconhecidas e a patologia não tem cura, mas sendo tratada precocemente, com medicações que podem estabilizar temporariamente ou atrasar a progressão dos sintomas, traz melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.
 Fonte:  Ministério da Saúde

Durante o mês de fevereiro aprestaremos amplas matérias sobre as doenças pertinentes à campanha no JESS (jornal eletrônico) e em outros veículos de comunicação usados por nossos filiados.