SINDESP

Dia Das Mães

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2.853 –SINDESP.ORG.BR

SEGUNDO DOMINGO DE MAIO – 08/05/2022 – DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é uma data comemorada em diferentes países, marcada pela homenagem às mulheres que exercem esse papel — sem deixar de lado outros cuidados que ocupam esse espaço tão importante.


Mas afinal, por que o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio? A resposta está em como a data surgiu nos Estados Unidos. A idéia de instituí-la veio de ANNA JARVIS, filha da ativista ANN JARVIS, e foi oficializada em 1914. O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil. Antes de morrer, idealizou também o Mother’s Friendship Day (“Dia das Mães pela Amizade’) que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local.  ANN morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.  DURANTE A SEMANA APRESENTAREMOS TEXTOS SOBRE O DIA DAS MÃES

MÊS MARIANO – POR QUE O MÊS DE MAIO É O MÊS DE MARIA? A IDÉIA DE DEDICAR 31 DIAS À MEMÓRIA DE MARIA, QUE COM UM ATO DE AMOR E FÉ, ACEITOU O PEDIDO DO ANJO GABRIEL E DEU À LUZ A JESUS CRISTO, COMEÇOU NO SÉCULO XVII COM DIAS REPLETOS DE ORAÇÕES E PEDIDOS DESTINADOS À MÃE DE JESUS.