SINDESP

DIA DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.872 –SINDESP.ORG.BR

15 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DAS SANTAS CASAS

A HISTÓRIA DA SAÚDE DO BRASIL TEM UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA QUE, ALÉM DE PROMOVEREM O ATENDIMENTO HOSPITALAR, OFERTAVAM AUXÍLIO AOS DESFAVORECIDOS, COOPERANDO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E AMOR, NA DOENÇA, NO ABANDONO E NA MORTE. ATUALMENTE, CERCA DE 2.100 HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, PERMANECEM PERPETUANDO A HISTÓRIA E GARANTEM A ASSISTÊNCIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, MESMO COM DIVERSAS DIFICULDADES.

SANTA CASA DE MISERICÓRIA DE FORTALEZA

O HOSPITAL FOI INAUGURADO EM 1861, A PRINCÍPIO COM 80 LEITOS, TINHA COMO MANTENEDORA A IRMANDADE BENEFICENTE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA. O DR. JOAQUIM ANTÔNIO RIBEIRO FOI O PRIMEIRO MÉDICO NOMEADO PARA TRABALHAR NA SANTA CASA, EM 12 DE MARÇO DE 1861. FORMADO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE DE HARVARD EM 1853. NO COMEÇO DO SÉCULO XX A SANTA CASA DE FORTALEZA ENFRENTOU A GRANDE CALAMIDADE PÚBLICA QUE FOI A SECA DE 1915 QUE PASSOU A ATENDER UMA GRANDE MASSA DE RETIRANTES SOFRENDO DAS MAZELAS DA SECA. DEZ ANOS DEPOIS DA GRANDE SECA, A SANTA CASA PASSOU A SE FIRMAR COMO UM HOSPITAL DE ALTA TECNOLOGIA AO SER O PRIMEIRO NO ESTADO A INTRODUZIR O SERVIÇO DE RADIOLOGIA AO INAUGURAR NO DIA 29 DE JUNHO DE 1925 APARELHO DE RAIOS X.

EM 1961, A SANTA CASA DE FORTALEZA COMPLETOU 100 ANOS E CONTAVA ENTÃO COM 300 LEITOS, TORNANDO-SE ENTÃO UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE. NA DÉCADA DE 1970 PASSOU POR MODIFICAÇÕES EM SEUS ESTATUTOS QUANDO FOI DESLIGADO DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA. EM MARÇO DE 1971 FOI INAUGURADO UM CENTRO CIRÚRGICO QUE EM POUCO TEMPO FEZ COM QUE FOSSE O HOSPITAL A REALIZAR O MAIOR NÚMERO DE CIRURGIAS EM TODO O CEARÁ.

NOS ANOS 80 A SANTA CASA PASSOU A INTEGRAR UM MODELO DE ATENDIMENTO MÉDICO BASEADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS, ALÉM DE CONTAR COM DOAÇÕES QUE CHEGAM A 30% DA ARRECADAÇÃO MENSAL. EM 2009 CONTAVA COM 403 LEITOS, 280 DOS QUAIS CREDENCIADOS AO SUS, REALIZANDO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA A CERCA DE 8 MIL PESSOAS POR MÊS. HOJE O PRÉDIO ONDE SE SITUA ESTÁ TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE FORTALEZA.

A GESTÃO DA ENTIDADE ESTÁ A CARGO DO COMPETENTE, EFICIENTE, ABNEGADO E DEDICADO PROFESSOR DA UECE VLADIMIR SPINELLI CHAGAS QUE FOI EMPOSSADO EM 19/03/2023(DIA DE SÃO JOSÉ) COMO NOVO PROVEDOR DA SANTA CASA D MISERICÓRIA DE FORATLEZA(CE) COM 38 MORDOMOS SENDO CINCO PROFESSORES(FILIADOS) DO SINDESP: ANTÔNIO ELBANO CAMBRAIA (EX-PREFEITO DE FORTALEZA E DEPUTADO FEDERAL), FRANCISCA ISOLDA MOREIRA PARENTE, JOSÉ JOAQUIM NETO CISNE, JOÃO ALVES DE MELO E RAIMUNDO PADILHA.

SPINELLI É COMPONENTE DO GALERIA DE HONRA DO SINDESP, GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (UECE), PÓS- GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO (UECE), MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (UECE), DIVERSAS ESPECIALIZAÇÕES, OCUPOU NO BNB A DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS E PATRIMOMIAIS, SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO, CHEFE DE DEPARTAMENTO, ALÉM DE OUTRAS RELEVANTES POSIÇÕES, ASSESSORIAS E COORDENAÇÃO EM TRABALHOS TÉCNICOS, NO GOVERNO ESTADUAL DE LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA ESTEVE À FRENTE DA SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO DO ESTADO, SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO E CHEFE DE GABINETE DO GOVERNADOR, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO, CHEFE DE GABINETE DA REITORIA E DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS(CESA), COMPONENTE DO CONSELHO DIRETOR DA UECE, , MEMBRO DA ACADEMIA CEARENSE DE ADMINISTRAÇÃO (ACAD), OCUPANDO A CADEIRA NR. 3, INTEGRANTE DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO CEARÁ (CRA-CE), AGRACIADO COM INÚMERAS MEDALHAS, COMENDAS E TÍTULOS HONORÁRIOS E OUTROS, ESCRITOR, INCLUSIVE LANÇOU O LIVRO ELA. A LUA E OUTRAS CIRANDAS, UMA PROSA POÉTICA, ASSINOU JUNTO COM O GOVERNADOR LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA, A LEI E O DECRETO QUE CRIARAM O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS (UECE, URCA E UVA) E ARDOROSO DEFENSOR DAS CAUSAS TRABALHISTAS DOS ASSOCIADOS DO SINDESP.