JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.856 –SINDESP.ORG.BR
“ MAGNIFICAT ANIMA MEA DOMINUM!”
15 de agosto é o Dia de Nossa Senhora da Assunção. É quando se celebra o evento em que a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, é levada aos céus em corpo e alma pelos anjos de Deus. Em decorrência do evento da Assunção, não foi necessário que ela esperasse o fim dos tempos para que obtivesse a ressurreição corpórea. A Assunção de Nossa Senhora é entendida como a glorificação antecipada de Maria para participar da glória de seu filho Jesus. De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão “DORMIÇÃO DE MARIA”. Foi proclamada dogma de fé pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica MUNIFICENTISSIMUS DEUS.
FERIADOS E COMEMORAÇÕES – No Brasil, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, padroeira da capital. As festividades sacras são realizadas em todo o país.
CAMINHADA COM MARIA RETORNA EM FORTALEZA EM 2023; O EVENTO ACONTECE NO DIA 15 DE AGOSTO E FOI DECLARADO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL EM 2015.
A tradicional Caminhada com Maria retorna em Fortaleza no próximo dia 15 de agosto. O evento é um dos maiores religiosos do país, e acontece durante a Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade. O evento, que foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2015, reúne centenas de milhares de pessoas em uma procissão de doze quilômetros.
A inspiração para a Caminhada com Maria veio do Papa João Paulo II, que em 2003 declarou aquele ano como o ano do Santo Rosário. A partir disso, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, decidiu criar o evento, que se tornou um marco cultural e religioso na região.
A PROGRAMAÇÃO terá início ao meio-dia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Avenida Dom Aloísio LORSCHEIDER, 960; Bairro: Conjunto Nova Assunção, Vila Velha, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Em seguida, a procissão seguirá pelo percurso da fé já conhecido dos participantes, a avenida Coronel Carvalho e Avenida Leste Oeste, até chegar à Catedral Metropolitana, onde a imagem da padroeira será coroada.