SINDESP

DIA DO ESCRITOR


EM 25 DE JULHO

Dia do Escritor é uma data especial celebrada anualmente em homenagem a todos os que têm o talento e a paixão pela palavra escrita. É uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho árduo e criativo dos escritores em todo o mundo. Os escritores desempenham um papel fundamental na sociedade, sendo responsáveis por criar histórias envolventes, transmitir conhecimento, despertar emoções e inspirar a imaginação. Seja na forma de romances, contos, poesias, ensaios ou roteiros, suas palavras têm o poder de transportar leitores para diferentes mundos, explorar ideias e refletir sobre questões essenciais da vida. É momento de expressar gratidão aos escritores e encorajar as pessoas a valorizarem a literatura. É uma ocasião para incentivar a leitura, reconhecer a importância das palavras escritas e apoiar os escritores em seu trabalho criativo. Nesse dia especial, gostaríamos de homenagear escritores brasileiros renomados que deixaram um legado valioso para a literatura nacional. Autores como Machado de Assis, considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa, encantou o público com obras como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Carlos Drummond de Andrade, com sua poesia intimista, conquistou corações com obras como “Sentimento do Mundo” e “A Rosa do Povo”. Clarice Lispector, com sua prosa introspectiva e estilo único, cativou leitores com obras como “A Hora da Estrela” e “Água Viva”. Esses são apenas alguns exemplos de escritores brilhantes que contribuíram para a riqueza da literatura brasileira.

A Diretoria, filiados e funcionários do SINDESP não poderiam deixar de homenagear, de modo exclusivo a universalidade de escritores, além de maneira específica e dedicada aos associados literatos conforme relação abaixo e o renomado escritor, galeria de honra do SINDESP, ex-governador, LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA, executor da assinatura da lei e o decreto que criaram o piso salarial dos professores das universidades públicas estaduais

ALBERTO DIAS GADANHA
ANA PAULA RIBEIRO RODRIGUES
ARNOLDO PARENTE LEITE BARBOSA
ARY BEZERRA LEITE
CÂNDIDO BEZERRA DA COSTA NETO(BCNETO)
CELINA MAGALHÃES ELLERY 
CESAR WAGNER MARQUES BARRETO
CLAÚDIA SOUSA LEITÃO
CLAÚDIO REGIS DE LIMA QUIXADÁ
ELBA BRAGA RAMALHO
FRANCISCO CARVALHO DE ARRUDA COELHO
FRANCISCO ARTUR PINHEIRO ALVES
FRANCISCO CARTAXO MELO
FRANCISCO DE ASSIS FRANCELINO ALVES
FRANCISCO HORÁRIO DA SILVA FROTA
FRANCISCO HUGO BARROSO MARTINS JUNIOR
FRANCISCO MANFREDO THOMAZ RAMOS
FRANCISCO TARCISO LEITE
FRANCISCO JOSENIO CAMELO PARENTE
GILBERTO TELMO SIDNEY MARQUES
HELOÍSA OLIVEIRA DE BARROS LEAL
INÁCIO DE LOIOLA SARAIVA
JOÃO ALVES DE MELO
JOÃO BOSCO NOGUEIRA
JOSÉ FILOMENO DE MORAES FILHO
JOSE GALBERTO MARTINS DA COSTA
JOSÉ LUCÍDIO CASTRO DE MESQUITA 
JOSÉ MARIA NUNES GUERREIRO 
JOSÉ MYRSON MELO LIMA
JOSETE DE OLIVEIRA CATELO BRANCO SALES
LEONARDO ANTONIO DE MOURA
LUIZ TAVARES
MANASSES CLAUDINO FONTELES
MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA
MARIA ADÍSIA BARROS DE SÁ 
MARIA DO SOCORRO FERREIRA OSTERNE 
MARIA FÁTIMA DA SILVA TEIXEIRA
MARIA HELENA DE PAULA FROTA
MARIA BEATRIZ ROSÁRIO DE ALCÂNTARA
PAULO CESAR DE SOUSA BATISTA
PAULO TADEU SAMPAIO DE OLIVEIRA
RAIMUNDO NONATO DE FÁTIMA
SAMUEL LEITE CASTELO
SILVIA LÚCIA CORREIA LIMA PALENI
SOFIA LERCHE VIEIRA
VLADIMIR SPINELLI CHAGAS

Escrever é arte, é poder de expressão. É a capacidade de libertar tudo que sufoca, por meio de palavras combinadas para causar impacto, emoções e reflexão. Parabéns a todos que exercem essa profissão e que, de forma bela, levam conhecimento e entretenimento ao público, que lê tranquila ou desesperadamente folha após folha. Que todos saibam apreciar a beleza dessa arte e aprendam a valorizar os escritores.