JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.112 SINDESP.ORG.BR
Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. – O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. Isso aconteceu em 1846, quando o folclorista britânico WILLIAM JOHN THOMS (1803-1885) uniu as palavras FOLK, que significa “povo”, e lORE, que significa “conhecimento”.
A data foi instituída no Brasil em 1965 através do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.
Muitas atividades são realizadas no Dia do Folclore, sobretudo na educação infantil. Confira abaixo algumas ideias que podem ser realizadas nessa data:
Contar lendas; Cantar músicas folclóricas; Apresentar danças folclóricas; Desenhar e pintar personagens do folclore; Produzir painéis e murais alusivos à comemoração; Apresentar peças teatrais alusivas ao folclore; Recitar provérbios e ditados populares. Quiz do Folclore – Folclore brasileiro
Folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, tais como os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. O folclore brasileiro é fruto da união das culturas indígena, africana e europeia.
No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
Foram esses folcloristas que, no século XX, ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil. Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.
Em 1951, um documento chamado de Carta do Folclore Brasileiro foi aprovado no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, em agosto desse ano.
Dentre outras coisas, a Carta do Folclore assinalava o “fato folclórico”, conceito elaborado pelos folcloristas da época:
“Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.
Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos sobre o tema reformulavam o conceito de folclore:
“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”